São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Masp exibe arte e história

da Reportagem Local


Cerca de cem dos mapas e desenhos selecionados pelo professor Nestor Goulart Reis para seu livro poderão ser vistos na mostra "Brasil 500 Anos - Descobrimento e Colonização", que o Masp inaugura hoje, às 19h.
São em sua maioria desenhos de arquitetos e engenheiros militares portugueses ou holandeses que foram usados como armas para defesa ou ataque dos novos territórios.
O destaque do evento, porém, é um outro documento, também relacionado à conquista e posterior expansão territorial brasileira: o original português do Tratado de Tordesilhas (1494).
O documento estabelecia o acordo entre Portugal e Espanha, que dividiriam as novas terras descobertas. Portugal ficaria com a parte a leste de uma linha imaginária de norte a sul localizada a 370 léguas de Cabo Verde.
Embora seja mais documental que artística, a mostra contará também com pinturas de alta qualidade, como o quadro "O Inferno", de um mestre anônimo português do século 16. É a primeira vez que vem ao Brasil. O trabalho se destaca por apresentar uma surreal representação do inferno em que o diabo aparece com vestimentas de um índio e feições de um macaco.
Outro destaque é a tapeçaria "O Desembarque" (4,6 m x 7 m), realizada pelos mestres tapeceiros de Tournai, na Bélgica.
O acervo do Masp comparece principalmente no último dos quatro módulos da mostra, dedicado à paisagem urbana brasileira na pintura. Dois dos destaques desse segmento são "Varredores de Rua", de Carlos Prado, e "Arranha-Céus", de Menotti del Picchia, ambos influenciados pelas paisagens metafísicas italianas.


Mostra: Brasil 500 Anos -Descobrimento e Colonização Curadoria: Luiz Marques, Nestor Goulart Reis Filho, José Luís Porfírio e Vasco Caldeira Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/ xx/11/251-5644) Vernissage: hoje, às 19h (para convidados) Quando: de ter. a dom., das 11h às 18h Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes).Entrada franca para maiores de 60 anos e menores de 10 anos Patrocinador: Banespa

Texto Anterior: Projeto repensa urbanismo no país
Próximo Texto: Jorge Yunes empresta para o Masp
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.