São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto repensa urbanismo no país

da Reportagem Local


O projeto Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial não se resume à publicação do livro homônimo do professor Nestor Goulart Reis.
Além do volume, que conta com 350 mapas e imagens de cerca de cem vilas e cidades coloniais brasileiras, datados entre os séculos 15 e 19 (até 1822), o projeto prevê a distribuição de 5.000 kits com 35 imagens ampliadas e CD-ROMs para escolas e instituições públicas de todo o país.
"Queremos que essa pesquisa da universidade seja usada socialmente no país inteiro. O Brasil urbano ainda está por ser pensado. Nós ainda usamos o mesmo conceito de município e instrumentos administrativos que foram estabelecidos em 1532, por Martim Afonso de Souza. Nós precisamos repensar a administração pública de nossas cidades. A situação de São Paulo nestes dias é a prova cabal de que não é assim que deve ser feito", disse o autor.
A maioria dos mapas e imagens foi confeccionada com interesses militares, seja da coroa portuguesa, que precisava ocupar e defender a sua colônia, seja de holandeses, franceses e ingleses, que pretendiam atacar e se apoderar de parte do novo quinhão.
A pesquisa de Goulart Reis resultou na descoberta de que as vilas e cidades coloniais possuíam um desenvolvimento bastante ordenado, se comparado às atuais cidades brasileiras.
Mesmo o quilombo do Rio Vermelho, hoje um bairro de Salvador, surgiu com um padrão urbanístico geométrico regular, como prova um mapa datado de 1764, intitulado "Planta do Quilombo Chamado o Buraco do Tatu".
Segundo o autor, a unidade dos padrões de ocupação servia para Portugal manter uma identidade territorial no país.
O livro faz parte de uma coleção de 12 volumes da USP em comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
O lançamento do projeto acontece hoje, às 11h, no Museu da Casa Brasileira. Às 19h, o livro terá outro lançamento, no Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/xx/11/251-5644), na abertura da mostra "Brasil 500 Anos - Descobrimento e Colonização".
O volume poderá ser comprado na livraria do Masp, na Imprensa Oficial do Estado (tel. 0800-123401), na rede de livrarias da Edusp (0/xx/11/818-4150) e pelo site www.usp.br/edusp. (CF)

Evento: lançamento do projeto Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial (kits com 35 reproduções, CD-ROM e livro) Autor: Nestor Goulart Reis Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 2.705, tel. 0/xx/11/210-3727) Quando: hoje, às 11h Quanto: instituições públicas receberão os kits e CD-ROMs gratuitamente; escolas privadas poderão comprá-los futuramente por R$ 40 pelo tel. 0/xx/11/ 3272-0941. O livro custa R$ 80 Patrocinadores: Volkswagen e Banespa

Texto Anterior: Livro expõe raízes do Brasil
Próximo Texto: Masp exibe arte e história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.