São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo põe SP na rota do filme cult

da Reportagem Local


Doses cavalares do chamado cinema de qualidade serão administradas aos cinéfilos paulistanos a partir de hoje, assim que os créditos do altamente badalado "Buena Vista Social Club" preencherem as telas das duas salas do Top Cine.
Graças a um acordo de programação firmado nos últimos dias entre a Alvorada Cinemas e o grupo Estação, que administra 16 salas no Rio de Janeiro, a cidade de São Paulo receberá filmes de arte com a mesma frequência a que estão acostumados os cariocas.
O filme de Wim Wenders sobre músicos de Cuba, a ocupar ambas as salas do Top Cine é o primeiro fruto do novo acordo. No dia 24 de abril, chegam a produção espanhola "Goya", de Carlos Saura, e o britânico "Garotas de Futuro", de Mike Leigh ( diretor de "Segredos e Mentiras" e "Topsy-Turvy", vencedor de dois Oscar este ano).
Em maio, no dia 5, é a vez de São Paulo ver estrear "Aimée & Jaguar", de Max Färberböck, Urso de Prata no festival de Berlim do ano passado, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano e um dos mais votados filmes da mais recente Mostra de Cinema de SP.
Em comemoração da chegada a terras paulistanas, o Estação organizará um pequeno ciclo de filmes de arte, que vai de 14 a 20 de abril.
O minifestival será realizado no Top Center 2 e terá "Trinta Anos Esta Noite", do francês Louis Malle, e "Inquietude", do português Manoel de Oliveira, entre outros.
A promessa é a de que o ciclo exiba mais de 20 filmes de 20 países do acervo do Estação, filmes estes que foram lançados no Rio de Janeiro e não em São Paulo.
Além das 16 salas de cinema no Rio, o grupo Estação tem convênio firmado para programação com dois circuitos culturais de arte de Belo Horizonte. Somadas as salas do Top Cine, o raio de ação dos filmes de arte bancados pelo grupo carioca atinge 22 cinemas.
Além das duas salas do Top Cine, o Estação pretende passar seus filmes ainda no CineSesc e, eventualmente, em salas Multiplex. (LÚCIO RIBEIRO)


Texto Anterior: Cinema: Recife assiste ao favoritismo de Tata Amaral
Próximo Texto: Música: Joanna faz o show dos 20 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.