UOL


São Paulo, segunda-feira, 31 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

Pé Grande - O Encontro Inesquecível
Record, 14h.  
(Bigfoot - The Unforgetable Encounter). EUA, 94, 90 min. Direção: Corey Michael Eubanks. Com Matt McCoy, Zachary Ty Bryan. O lendário monstro das Montanhas Rochosas salva vida de garoto e mostra-se um ser amigável.

Guerreiros da Virtude
Globo, 15h30.    
(Warriors of Virtue). EUA/Hong Kong, 97, 108 min. Direção: Ronny Yu. Com Angus MacFadyen, Mario Yedidia. Garoto de 12 anos, na posse de um estranho manuscrito, é transportado a lugar místico, em que encontra os Guerreiros da Virtude, confraria de lutadores dedicada ao combate do mal. Filme de cineasta inventivo, dirigido essencialmente ao público infanto-juvenil. É confiar.

Uma Aventura na Ilha Deserta
SBT, 16h15.  
(Exile). EUA, 90, 90 min. Direção: David Greenwalt. Com Christopher Daniel Barnes, Scott Bloom. Em um curioso intercâmbio estudantil, um grupo de adolescentes acaba tendo a Malásia como local de aprendizado. Mas, antes que consigam chegar, são abandonados em uma ilha deserta. Muito distante de qualquer ""O Senhor das Moscas".

Caminhos Violentos
Record, 21h.   
(At Close Range). EUA, 86, 111 min. Direção: James Foley. Com Sean Penn, Christopher Walken. Baseado em fatos reais, o filme mostra um criminoso (Walken) que, anos após abandonar os filhos, retorna ao lar. O mais velho e rebelde (Sean Penn, claro) é logo convocado para atuar ao seu lado.

Mulher Solteira Procura
Bandeirantes, 22h15.    
(Single White Female). EUA, 92, 108 min. Direção: Barbet Schroeder. Com Bridget Fonda, Jennifer Jason Leigh. Jovem solteira briga com o namorado e sai em busca de alguém com quem dividir apartamento. Encontra uma moça muito legal. O problema é que, com o tempo, ela se revela amplamente psicopata. O melhor do filme são as atrizes, sobretudo Leigh como a garota problemática. No geral, Schroeder conduz corretamente uma história sem grandes consequências. Bem visível.

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Globo, 22h20.     
(Sleepy Hollow). EUA, 99, 105 min. Direção: Tim Burton. Com Johnny Depp, Christina Ricci. O gosto pelos contos de fada e seu horror, pelos seres incompletos, pelo insólito, coisas bem Tim Burton, estão aqui. Mas a história do legista que investiga crimes cometidos, supostamente, por um cavaleiro sem cabeça, no fim do século 18, encerra uma crítica aguda à América, outro gosto de Burton.

Intercine
Globo, 2h20.
A comédia "As 101 Noites" (França, 94, de Agnès Varda, com Michel Piccoli, Marcello Mastroianni) e o policial "Mensageiro da Morte" (88, de J. Lee Thompson, com Charles Bronson, Tris van Devere) são as propostas para abrir a semana. (IA)

TV PAGA

A voz dos patriotas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Certos filmes interessam mais pelo que tratam do que pelo que são. É nessa categoria que está "Senta a Pua" (The History Channel, 22h), documentário estranho porque tem como assunto a saga dos aviadores brasileiros que participaram da Segunda Guerra.
Até vê-lo, eu não tinha a mínima idéia de que o Brasil havia mandado aviadores para a guerra. Mas eles lá estão. Cada um com uma história para contar sobre seus feitos.
Erik de Castro, o diretor, limitou muito a importância de seu filme ao fincar pé no aspecto patriótico da questão, que é tão secundário quanto a importância desses pilotos para o resultado final do embate. Mas o fato existiu, eles estavam debaixo de bombas e passaram por perigos reais. Dar-lhes voz, e escutá-la, não fará mal a ninguém.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Canal de sexo dobra audiência em um ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.