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MÚSICA POP
Cantora é tema de mostra multimídia com instalações e fotos
Novo clipe de Madonna "explode" George Bush
GUTO BARRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE NOVA YORK
Um dos projetos mais ambiciosos de marketing setorizado da
pop star Madonna, que tornou-se
objeto de uma exposição de arte
em Nova York, não gera a polêmica internacional que a cantora
promete com a veiculação de seu
clipe de "American Life".
O vídeo está recheado de imagens militares e termina com um
sósia de George W. Bush acendendo um charuto com uma granada. "É minha maneira de transformar uma arma de destruição
em algo inócuo", disse a cantora
ao programa de televisão "Access
Hollywood". "Uma forma de encontrar uma alternativa para a
violência, a guerra e a destruição",
completou.
Enquanto não explode suas
bombas, Madonna garante espaço no mundo da arte contemporânea como objeto de instalações
multimídias e no livro que formam o projeto "X-Static
PRo=CeSS", criado pelo fotógrafo Steven Klein para a galeria
Deitch Project, em Nova York.
Como prévia do disco "American Life", a cantora apareceu em
um ensaio de 44 páginas da revista "W", fotografada por Klein,
com direção de arte do brasileiro
Giovanni Bianco.
Essas mesmas imagens foram
parar na Deitch, em ampliações
que estão à venda por até US$ 35
mil. Mas o que importa mesmo
são as instalações.
Em um galpão iluminado com
luz negra estão cinco caixas (de
cinco ou dez metros de largura)
revestidas de espuma acústica,
com telas em que são projetadas
imagens, uma ambientação criada pelo estúdio de arquitetura nova-iorquino Lot/ek.
As instalações têm fotos e loops
de movimentos da cantora, que
produziu as trilhas eletrônicas para o trabalho. Na primeira, ela
aparece fazendo e desfazendo
uma pose de yoga em um pilar,
enquanto imagens de um cachorro tremendo completam a instalação. Na seguinte, em que ela está
em cima de uma mesa, apenas a
projeção de um coração humano
se move.
Há ainda uma grande fotografia
em que labaredas de fogo são projetadas sobre um vestido em um
manequim e o movimento de
uma cortina é sobreposto à imagem. A trilha usa um remix de
"Justify My Love", sobre visões
bíblicas de atualidade óbvia.
Para acompanhar a mostra,
Bianco criou um livro impresso
em papel artesanal (cada um dos
700 exemplares custa US$ 350). A
exposição fica em cartaz até 3/5.
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