São Paulo, sexta-feira, 31 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDS

ELETRÔNICA


DVDs recuperam história do New Order

DA REPORTAGEM LOCAL

Há algumas semanas, o New Order fez o que não devia e cancelou uma vinda ao Brasil neste ano, para alguns shows. Já passou da hora de vermos novamente a banda ao vivo (a primeira e única vez foi em 1988), o que é motivo para trazer à tona dois lançamentos em DVD que chegaram às lojas há pouco tempo.
O forte de "A Collection" e "Story" não são novidades, mas o belo panorama que pintam da música e da história do grupo de Manchester. O que não é pouco, principalmente porque:
1) era escasso o material em vídeo do New Order no Brasil; 2) não existe, opa, banda melhor do que eles.
"Collection" reúne 23 clipes do NO, incluindo todos os grandes singles e hits da banda, como "Bizarre Love Triangle", "True Faith", "Blue Monday" e "The Perfect Kiss". Canções não tão populares, mas não menos grandiosas, como "1963", "State of the Nation" e "Fine Time" estão aqui.
É comum o argumento cujo eixo se sustenta na premissa de que o New Order não lança discos, mas coleção de canções. Não deixa de ser verdade; seus álbuns sempre têm uma, duas ou três músicas que são de dar vergonha ("Low Life" tem "This Time of Night"; "Brotherhood" nos obriga a ouvir "As It Is When It Was"; "Young Offender" e "Special" mancham "Republic"...).
Mas, mais do que qualquer outro, o New Order ajudou a definir o "zeitgeist", o espírito, dos anos 80. "Blue Monday", por exemplo, serviu de bússola para a house e o tecno; mesmo músicas que não ganharam o status de singles, como "Love Vigilantes" ou "Subculture", são reconhecidas hoje em letras e batidas de DJs e produtores de electro.
Como extras, "Collection" contém excelentes clipes alternativos de "Ceremony" e "Temptation" -está última aparece também em uma versão primária, em um show de 1981, na Inglaterra, pouco tempo depois de a banda enterrar de vez o Joy Division (após o suicídio de Ian Curtis, em 1980).

Origens
O JD, que deu origem ao New Order, é o ponto de partida para o outro DVD, "Story". O disco traz uma espécie de documentário musicado em que os próprios integrantes da banda vão traçando sua linha do tempo.
Gente como Bono, Neil Tennant (Pet Shop Boys) e o produtor norte-americano Quincy Jones exaltam o pioneirismo e a capacidade da banda em criar tanto canções agressivas, para as pistas, como baladas agudas e tocantes.
O filme foi feito originalmente em 1993, na época do lançamento do álbum "Republic" -não pega a parte mais contemporânea da história da banda, com os discos "Get Ready" e "Waiting for the Sirens Call". Nos extras, há o Joy Division tocando "Transmission" e cenas no festival de Montreux.
(THIAGO NEY)

New Order - A Collection (DVD)
    
Artista: New Order


New Order Story (DVD)
    
Artista: New Order
Lançamentos: Warner
Quanto: R$ 50, em média, cada um


Texto Anterior: Crítica/Eletrônica: DJ Patife desvia do caminho e desaponta
Próximo Texto: Nas lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.