UOL


São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Após a Bienal, a Bienal

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mal terminada a Bienal do Livro do Rio, já é sobre sua prima paulistana, de 2004, que comenta o mercado editorial brasileiro. Mudanças de rota de última hora acabaram impedindo que a feira de São Paulo tivesse seu lançamento no evento carioca, como costuma acontecer (atraso que desagradou alguns editores).
Até o início da Bienal do Rio, há menos de 15 dias, a organização da similar paulistana estava nas mãos da empresa Fagga, que faz a feira carioca desde seu início e que organizou as duas últimas bienais de São Paulo.
Esta semana, a Câmara Brasileira do Livro, responsável pelo evento, decidiu mudar a feira de mãos. A Francal, empresa especializada em feiras de calçados, é a nova escolhida.
A CBL diz que a mudança está ligada à adesão da Bienal de 2004 ao programa oficial dos 450 anos de São Paulo. "Queríamos uma empresa com sede aqui", diz Marino Lobello.
Vice-presidente da entidade, ele promete que a Bienal, marcada para o intervalo 15 a 25 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, será "diferente". "Queremos servir de base institucional para grandes eventos culturais, não necessariamente ligados ao livro."

4X4
Um time com tração nas quatro rodas vai assinar os prefácios das novas edições de Gilberto Freyre pela editora Global. Fernando Henrique Cardoso se encarrega de "Casa-Grande e Senzala". Roberto da Matta ficou com "Sobrados e Mucambos". "Ordem e Progresso" terá apresentação de Nicolau Sevcenko e "Nordeste" deve ser introduzido por Evaldo Cabral de Mello.

BIG BROTHER
"1984", obra mais célebre de George Orwell, que tem seu centenário comemorado, ganha enfim relançamento. A Companhia Editora Nacional põe a nova edição nas estantes no dia 18 de junho.

CONDUTA DA VIDA
Um dos principais pensadores americanos, Ralph Waldo Emerson, que completaria seus 200 anos na semana que passou, não parece ter a mesma sorte. Até onde se sabe, não há nada de novo dele no front brasileiro.

REPLAY
"Nothing the Sun Could Not Explain", importante coleta de poesia contemporânea brasileira organizada por Régis Bonvicino, Michael Palmer e Nelson Ascher, ganhou nova edição nos EUA, na série "Anthology of World Poetry of the 20th Century".

PINGA-PINGA
Maratona rara a que o Caco Barcellos fará para lançar "Abusado" (Record). Depois de autografar em Rio, São Paulo e Fortaleza, ele percorre Belém, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Recife e João Pessoa até o dia 11 agora.

DIRIGISMO
O pelante tema do patrocínio cultural reúne hoje na Pinacoteca, as 16h, o diretor do Centro Cultural SP, Carlos Augusto Calil, e o consultor Yacoff Sarkovas, em debate da série "Trópico na Pinacoteca".

elek@folhasp.com.br

 SEGUNDA Carlos Bittencourt Ferreira autografa seu "Pela Sete" (editora Codex) na livraria Cultura/Conj. Nacional (tel. 0/xx/ 11/ 3170-4033)0 TERÇA A antologia "Geração 90 - Os Transgressores" (Boitempo) tem lançamento no bar Canto Madalena (tel. 0/xx/11/3813-6814)0 TERÇA O volume "Um Limite Tenso - Lacan Entre a Filosofia e a Psicanálise", organizado por Vladimir Safatle, é lançado na livraria da Unesp (tel. 0/xx/11/252-0630)0 QUINTA Júnia Ferreira Furtado fala sobre seu "Chica da Silva e o Contratador de Diamantes" (Companhia das Letras) na USP (tel. 0/ xx/11/3091-3760) 0 QUINTA O escritor Luiz Ruffato participa do Rodas de Leitura do CCBB do Rio (tel. 0/xx/21/3808-2020)


Texto Anterior: Obra investiga vida e poesia de Lautréamont
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.