São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sócios de rádio e TV são 10% do Congresso

DE SÃO PAULO

Reportagem da Folha publicada em 29 de maio deste ano adiantou um cadastro do Ministério das Comunicações que informa todos os donos de emissoras rádios e TV no país.
Constam da lista 56 deputados federais e senadores que são sócios ou têm parentes no controle de emissoras. Segundo o ministério, o mapa passará a ser divulgado em caráter definitivo no seu site (www.mc.gov.br).
Entre os 56 congressistas que têm participação societária em emissoras de rádio ou TV, 12 são do PMDB. O DEM é o segundo partido com o maior número de proprietários de emissoras, com 11 congressistas na lista.
A lei permite que ocupantes de cargos no Executivo ou Legislativo sejam sócios de empresas de rádio e TV, mas proíbe que estejam à frente do comando das emissoras enquanto estiverem no exercício do mandato.
A crítica que se faz é ao uso das emissoras para alavancar candidaturas e usá-las contra adversários.
Em 2010, ano eleitoral, o número de concessões para rádios triplicou. Das 183 dadas pelo governo no ano passado, 76 têm ligação com políticos.
Segundo a reportagem, o governo quer mudar as regras para concessão de emissoras. A ideia seria exigir que parlamentares provem que têm capacidade para arcar os compromissos financeiros de uma emissora de rádio ou de televisão. (RK e GB)


Texto Anterior: Vitrine parlamentar
Próximo Texto: Programa de culinária é disputado por políticos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.