São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programa de culinária é disputado por políticos

Há mais de dez anos no ar, deputada cozinha com congressistas na TV

Íris de Araújo já reuniu desafetos em torno de receitas e espera, agora, a visita de Lula a sua atração dominical

Divulgação
A ministra Ideli Salvatti (esq.) esteve no programa da deputada Íris de Araújo, quando ambas eram senadoras, em 2004

DE SÃO PAULO

A deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) apresenta há mais de dez anos um programa de culinária. "Cozinhando com Dona Íris" vai ao ar aos domingos, às 9h30, em Brasília pela TV Gênesis.
Em 2004, enquanto trocavam farpas no Congresso, os ex-senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Heloísa Helena (PSOL-AL) prepararam juntos uma refeição. Quando era deputado, o vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), também esteve no programa.
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT-SC), quando atuava no Senado, preparou na atração um prato de nome curioso: peixe de vadia.
"É muito fácil fazer. A receita é simples e rápida, acaba sobrando tempo para fazer as unhas e ir ao cabeleireiro", disse Ideli, em 2004.
Após sair do ar por ter sido candidata em 2010, Íris voltou à TV no domingo passado. Ela diz esperar por um convidado especial: "Já chamei o Lula. Ele me disse que sua especialidade é macarrão à carbonara. A conferir".

PRESENÇA É SAUDÁVEL
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), entrevistado quinzenal do "Faixa Livre", da Bandeirantes AM do Rio, diz que "sem slogan e tom clientelista", a presença de políticos na mídia é saudável. "Principalmente em situações de debate."
O jornalista Fernando Gabeira (PV-RJ), deputado federal de 1994 a 2010, diz que a legislação é demasiado permissiva: "A única regra é não usar os meios de comunicação durante as eleições. A Justiça só olha se é candidato".
Para ele, o argumento de prestação de contas à sociedade não é suficiente. "Não acontece tanta coisa nova toda semana no Congresso. Grande parte é proselitismo", conclui Gabeira. (ROBERTO KAZ E GUILHERME BRENDLER)


Texto Anterior: Sócios de rádio e TV são 10% do Congresso
Próximo Texto: Análise: Presença midiática é parte de uma estratégia de campanha permanente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.