São Paulo, domingo, 31 de julho de 2011

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Famosos fazem linha direta com os fãs

Celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow criam sites e aderem às redes sociais para oferecer dicas e conselhos

Elas seguem os passos da apresentadora de TV Martha Stewart, guru de estilo de vida desde a década de 1980

EMMA JACOBS
DO "FINANCIAL TIMES"

No final do ano passado, Gwyneth Paltrow recebeu um e-mail lamurioso. Vinha de uma leitora do Goop.com, o portal de estilo de vida que a atriz criou em 2008 para aconselhar os internautas.
A leitora perguntava como encontrar o equilíbrio entre a carreira e os filhos. O tópico é caro a muitos dos 150 mil assinantes do Goop (em sua maioria mulheres). Em resposta, Paltrow contou sobre um dia "frenético" em sua vida de "mãe e trabalhadora". (Ela tem uma filha de sete anos e um menino de cinco.)
Os conselhos são apresentados sob rubricas simples: "Faça", "Vá", "Compre", "Veja" e "Seja". Há receitas de sushi de legumes para a merenda das crianças, um cardápio de desintoxicação rápida composto por bisque de castanhas e uma almôndega de pesto com sementes. Férias na Califórnia? "Reserve um quarto no Shutters, em LA, com vista para o mar."
Não é apenas sobre como equilibrar vida e trabalho ou sobre viagens que Paltrow pontifica. No começo de 2009, ela alertou que xampu pode causar câncer em crianças. Os cientistas mais tarde responderam que o único perigo do xampu para um bebê estava em a criança engolir grande volume do produto.
Dizer que o Goop tem alguns detratores seria minimizar os fatos. "Por que o site se chama Goop? Vai ver que os domínios 'dizendo qualquer besteira' e 'aprenda comigo, campônio' estavam tomados", afirmou o jornal canadense "Globe and Mail". (O nome do portal se baseia nas iniciais do nome de Paltrow.)
A acusação que costuma ser feita à atriz é a de que ela não tem muito contato com o modo de vida das leitoras.
Mas o site também tem defensores. Mark Borkowski, agente de relações públicas e autor de "The Fame Formula", diz que "é fácil para cínicos chatinhos resmungar sobre Paltrow, mas ela é popular. Oferece às pessoas um vislumbre de um estilo de vida luxuoso que elas de outra forma não poderiam ter".
E desdenhar do site da atriz é irrelevante: sob o exterior certinho e um tanto insípido e as platitudes do conteúdo, há uma empresária antenada. Na lista dos mais ricos do jornal "Sunday Times", em 2011, o patrimônio do casal Martin e Paltrow foi estimado em US$ 78 milhões.

'FORÇA MOTORA'
Paltrow não é a única pessoa famosa a se conectar diretamente com os fãs. Arnie Gullov-Singh, fundador da Ad.ly, empresa que paga celebridades para divulgar produtos como xampus e sapatos no Twitter, acredita que "as celebridades são a força motora da mídia social".
Muitas celebridades usam o Facebook e o Twitter. (Lady Gaga, mestra no contato direto com os fãs, tem mais de 30 milhões de "amigos" no Facebook e quase 12 milhões de seguidores no Twitter.)
Phil Hall, antigo editor do jornal sensacionalista "News of the World", fechado recentemente, e da revista de celebridades "Hello!", hoje dirige uma agência de relações públicas e diz que o uso da mídia social por celebridades é propelido em parte pelo desejo de acesso direto aos fãs.
"As celebridades desejam tomar controle de sua imagem em lugar de verem os jornais escrevendo o que quiserem sobre elas". A ambição de se tornar guru de estilo de vida fez com que Paltrow entrasse cedo no jogo. É um processo longo (seu site ainda não veicula publicidade), mas nos três últimos meses a tendência vem ganhando ímpeto. Em abril, o astro do hip-hop Jay-Z lançou o site lifeandtimes.com.
O público-alvo são os homens. Além de um vídeo de sua mulher, a estrela da música Beyoncé, ensaiando no camarim antes de cantar no programa "American Idol", o programa mostra fotos tiradas por Jay-Z e dicas de bartenders e estilistas.
A magnata dos negócios, escritora e apresentadora de TV Martha Stewart, 69, deu seus primeiros passos para se tornar guru de estilo de vida em 1982, com "Entertaining", um livro de receitas que se tornou best-seller.
Ao longo dos anos, a pioneira criou ampla gama de produtos com sua marca -incluindo louça e talheres para a loja de departamento Macy's e uma safra de vinho com sua assinatura.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

FOLHA.com
Leia a íntegra da reportagem
www.folha.com/il951000


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