São Paulo, Sábado, 31 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA
Templo foi o pioneiro das Américas
Primeira sinagoga será reproduzida

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Uma réplica da primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel (Congregação Rochedo de Israel), será construída em Recife no mesmo local onde funcionou o templo durante o período da invasão holandesa (1630-1654).
Um convênio foi assinado entre a Federação Israelita de Pernambuco e a Prefeitura de Recife -que cedeu os dois imóveis onde ela estava originalmente localizada.
A obra, orçada em R$ 800 mil, será financiada pela fundação Safra. Como não há registro de como seria o templo, o projeto arquitetônico baseou-se em estudos que revelam como eram as sinagogas em outros países.
A falta de documentação estaria ligada ao fato de que, naquela época, os judeus e cristãos-novos que viviam no Brasil mantinham suas atividades religiosas na clandestinidade devido à Inquisição.
Somente com a chegada dos calvinistas holandeses eles puderam exercer com liberdade seus cultos e fundar a sinagoga.
Os dois imóveis de dois pavimentos, erguidos na região portuária de Recife, na antiga rua dos Judeus, foram desapropriados e hoje fazem parte do patrimônio municipal.
No local, apenas uma placa lembra a existência da sinagoga no passado. Nos prédios funciona hoje um posto de informações sobre o bairro, um dos principais pólos turísticos de Recife.
O projeto de restauração prevê a instalação, no primeiro pavimento, de um centro cultural de pesquisa e documentação sobre a presença judaica em Pernambuco.


Texto Anterior: Brasileiro sintetiza 4.000 anos
Próximo Texto: Livro - Lançamentos: Esplendor de "Timbuktu" está só nos intervalos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.