São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Hoje é dia de rever "Sociedade dos Poetas Mortos"


CRÍTICO DA FOLHA

Cherokee Kid - Promessa de Vingança
SBT, 14h15.

(Cherokee Kid). EUA, 1996, 91 min. Direção: Paris Barclay. Com Sinbad. Mestiço testemunha o assassinato de seus pais. Adulto, ele buscará vingança.

Tesouro Perdido da Atlântida
Rede TV!, 15h15.

(Macgyver - Lost Treasure of Atlantis). EUA, 1993, 92 min. Direção: Michael Vejar. Com Richard Dean Anderson. Professor e aluno partem em busca dos tesouros da civilização de Atlântida.

Inferno Subterrâneo
Globo, 23h25.

(The Taking of Pelham 1,2,3). Canadá, 1998. Direção: Felix Enrique Alcala. Com Vincent D'Onofrio. Quatro criminosos tomam de assalto um trem de metrô e fazem 14 reféns.

Rebeldia Indomável
SBT, 23h45.

(Cool Hand Luke). EUA, 1967, 126 min. Direção: Stuart Rosenberg. Com Paul Newman. A rebeldia leva Newman a prisão extremamente severa. Quando sabe da morte da mãe, ele tenta fugir.

Os Sons de Quincy Jones
SBT, 2h05.

(Listen Up: The Lives of Quincy Jones). EUA, 1990, 115 min. Direção: Ellen Weissbord. Documentário sobre a vida de Jones, narrado por ele próprio.

Malícia em Videoteipe
Bandeirantes,1h45.

(Playback). EUA, 1995, 94 min. Direção: Oley Sassone. Com George Hamilton. Casal em crise grava suas relações amorosas. A fita cairá nas mãos erradas.

A Revelação
Globo, 3h10.

(The Crude Oasis). EUA, 1995, 81 min. Direção: Alex Graves. Com Jennifer Taylor. Quando decide se suicidar, mulher topa com homem misterioso.

Sociedade dos Poetas Mortos
SBT, 4h10.

(Dead Poets Society). EUA, 1989, 128 min. Direção: Peter Weir. Com Robin Williams. Professor faz alunos se apaixonarem por poesia. Vale rever. (IA)

TV PAGA

Lutas são grande atração de "O Tigre e o Dragão"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A intriga de "O Tigre e o Dragão" (hoje, HBO, 21h) envolve a necessidade de um espadachim de vingar seu mestre e o roubo de uma espada pertencente ao mesmo mestre.
Dito assim parece muito simples. Se começarmos a detalhar, fica quase tão complicado quanto um romance de Dashiell Hammett. Talvez isso não seja o essencial ou memorável deste filme de Ang Lee, e sim as lutas de espada.
Ninguém espere delas o minimalismo, digamos assim, dos velhos espadachins japoneses, que moviam seu instrumento com tal rapidez que mal conseguíamos seguir seu traçado no espaço.
Nos filmes chineses existe normalmente uma opulência de gestos, de repetições, de câmeras lentas. Os movimentos existem para ser não só vistos como analisados, dissecados, celebrados. No caso de "O Tigre e o Dragão", a tendência ao balé também existe, mas o que intriga o espectador é a natureza dos movimentos dos atores, que se movem com impressionante leveza e em determinados momentos parecem voar.
Juram os realizadores que nada disso foi trucado. Melhor. O essencial é que nos duelos deste filme parece que se renuncia à corporeidade, os duelistas flutuam, como almas liberadas das vicissitudes corpóreas, ou como se as batalhas fossem mentais.
Ponto forte do filme, este também é seu fraco: o desnível entre as lutas e o restante é evidente.
O fim de semana reserva algumas outras boas atrações. Ainda hoje (22h), o canal Futura exibe "O Intrépido General Custer", biografia do anti-herói do Oeste por Raoul Walsh. No domingo, o Eurochannel traz "A Confissão" (16h e 5h). Neste, Costa-Gavras se empenha em mostrar que a esquerda (aqui na antiga Tcheco-Eslováquia) támbém produz opressão. Ela é em nada menos detestável do que a de direita, mas ainda menos defensável.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Entrei pro PMP: Partido da Marinara Pelada!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.