UOL


São Paulo, domingo, 31 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO

Montezuma era um cara mais do que feliz

NINA HORTA
COLUNISTA DA FOLHA

Chavela Vargas canta, masculina, rosto tenso, o corpo ocupando o palco inteiro: "Yo soy como el chile verde, llorona y picante".
Vi num documentário uma história contada por ela, acontecida no casamento de Elizabeth Taylor, onde bebeu-se à larga, e, ao acordar de manhã, Chavela surpreendeu-se por estar na cama ao lado de Ava Gardner, llorona y picante. E ela se ri, rouca.
É isto, uma história apimentada e doce. O chocolate é quase doce, acarinha e escorre fácil pela garganta, a pimenta dá o troco, incendeia, sobe ao nariz e aos olhos.
Chocolate com pimenta são os extremos, pimenta nos olhos dos outros é refresco... Oito toneladas de chocolate te deixam feliz, Montezuma era um cara mais que feliz, tinha chocolate e pimenta.
Um cozinheiro mexicano, flaquito e bonito, que conheço, faz "moles". "Mole" de frango. O que é? Ave temperada com pimenta e chocolate e muita coisa mais, especiarias del flaquito, até pêssegos e cravos.
Há anos fazemos sanduíches de chocolate e pimenta. O pão doce, de miga, o chocolate derretido com pequenos pedaços de pimenta vermelha.
"Pimientos de Padrón, unos pican, otros non???"
Na Espanha, um prato grande, cheio de pimentinhas verdes e sem ardor. Umas poucas de ardor intenso e duradouro. A alguns toca a picante, caso de UTI.
Assim vai ser nossa novela das seis, "unos pican, otros non".


Texto Anterior: Trama de época volta à cena
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.