São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

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Waltercio Caldas esculpe série de "frases sólidas"

Pequenas esculturas estão em mostra no Centro Universitário Maria Antônia

Nos novos trabalhos, o artista procura conferir tridimensionalidade às palavras, postas em relação com outros elementos

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Houve um pequeno atraso na montagem da exposição "Frases Sólidas", série inédita de pequenas esculturas de Waltercio Caldas relacionadas a aforismos, frases e palavras, no Centro Universitário Maria Antônia. A bem da verdade, um atraso insignificante para quem for à abertura de hoje, junto com outras mostras -de Carlos Asp, Eduardo Frota, Débora Bolsoni e de um coletivo de arquitetos.
Mas, ao receber a reportagem da Folha com a promessa de mostrar seus novos trabalhos, Caldas, em uma sala ampla e recém-pintada a seu pedido, se viu diante de 12 suportes de acrílico, todos completamente vazios. "Desculpe pela descrição que vou ter de fazer dos objetos. A explicação da obra de arte pela palavra é um problema. Uma vez que o artista se decide por utilizar determinado tipo de linguagem, fica difícil utilizar uma segunda."
Caldas foi cuidadoso. Diante de cada um dos suportes em forma de aquário, observava demoradamente o recipiente, como se ali enxergasse tudo. Fez descrições sucintas. Em um dos aquários, dois tecidos de couro repousam marcados pela mesma frase -"Argumento com beleza: quanto mais súbita mais contente". Um fica esticado, o outro, meio emaranhado, perde dentro de seu próprio corpo algumas letras. Neste segundo pano há de se ler palavras incompletas, algo como "...mento ...om ...leza".
Depois, em outro aquário, um alto-falante em miniatura se liga, por meio de dois fios, à frase "até onde vai o nome das coisas que conhecemos". Em seus percursos, os dois fios formam um desenho.
Ali estavam, enfim, ainda que com uma boa ajuda da imaginação, mais alguns exemplos do extenso trabalho que Caldas exercita desde a década de 70, com objetos de modelagem industrial, basicamente, quebrando a tradição de esculturas trabalhadas à mão.
É a composição do desenho tridimensional -Caldas também costuma criá-lo no plano ou no papel, mas não desta vez- que fundamenta o trabalho. Como na teoria da Gestalt, o processo de percepção da imagem é espontâneo, e o conjunto de objetos acaba dando outro significado a suas partes.
Sobre as frases - novidade pulsante dentro da obra do artista- "elas se relacionam de forma específica com os objetos, fazendo com que certas palavras adquiram uma tridimensionalidade, e com que os objetos passem sua tridimensionalidade para as palavras. É pela percepção que você experimenta a presença de um objeto. No meu caso, vinculando a idéia ao desenho no espaço".


EXPOSIÇÕES NA MARIA ANTÔNIA
Quando:
abertura hoje, às 20h; seg. a sex., das 12h às 21h; sáb. e dom., das 10h às 18h
Onde: Centro Universitário Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294, tel.0/xx/ 11/3237-1815)
Quanto: entrada franca


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