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Waltercio Caldas esculpe série de "frases sólidas"
Pequenas esculturas estão em mostra no Centro Universitário Maria Antônia
Nos novos trabalhos, o artista procura conferir tridimensionalidade às palavras, postas em relação com outros elementos
GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Houve um pequeno atraso na
montagem da exposição "Frases Sólidas", série inédita de pequenas esculturas de Waltercio
Caldas relacionadas a aforismos, frases e palavras, no Centro Universitário Maria Antônia. A bem da verdade, um atraso insignificante para quem for
à abertura de hoje, junto com
outras mostras -de Carlos Asp,
Eduardo Frota, Débora Bolsoni
e de um coletivo de arquitetos.
Mas, ao receber a reportagem da Folha com a promessa
de mostrar seus novos trabalhos, Caldas, em uma sala ampla e recém-pintada a seu pedido, se viu diante de 12 suportes
de acrílico, todos completamente vazios. "Desculpe pela
descrição que vou ter de fazer
dos objetos. A explicação da
obra de arte pela palavra é um
problema. Uma vez que o artista se decide por utilizar determinado tipo de linguagem, fica
difícil utilizar uma segunda."
Caldas foi cuidadoso. Diante
de cada um dos suportes em
forma de aquário, observava
demoradamente o recipiente,
como se ali enxergasse tudo.
Fez descrições sucintas. Em
um dos aquários, dois tecidos
de couro repousam marcados
pela mesma frase -"Argumento com beleza: quanto mais súbita mais contente". Um fica esticado, o outro, meio emaranhado, perde dentro de seu
próprio corpo algumas letras.
Neste segundo pano há de se
ler palavras incompletas, algo
como "...mento ...om ...leza".
Depois, em outro aquário,
um alto-falante em miniatura
se liga, por meio de dois fios, à
frase "até onde vai o nome das
coisas que conhecemos". Em
seus percursos, os dois fios formam um desenho.
Ali estavam, enfim, ainda
que com uma boa ajuda da imaginação, mais alguns exemplos
do extenso trabalho que Caldas
exercita desde a década de 70,
com objetos de modelagem industrial, basicamente, quebrando a tradição de esculturas
trabalhadas à mão.
É a composição do desenho
tridimensional -Caldas também costuma criá-lo no plano
ou no papel, mas não desta
vez- que fundamenta o trabalho. Como na teoria da Gestalt,
o processo de percepção da
imagem é espontâneo, e o conjunto de objetos acaba dando
outro significado a suas partes.
Sobre as frases - novidade
pulsante dentro da obra do artista- "elas se relacionam de
forma específica com os objetos, fazendo com que certas palavras adquiram uma tridimensionalidade, e com que os
objetos passem sua tridimensionalidade para as palavras. É
pela percepção que você experimenta a presença de um objeto. No meu caso, vinculando a idéia ao desenho no espaço".
EXPOSIÇÕES NA MARIA ANTÔNIA
Quando: abertura hoje, às 20h; seg. a
sex., das 12h às 21h; sáb. e dom., das
10h às 18h
Onde: Centro Universitário Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294, tel.0/xx/
11/3237-1815)
Quanto: entrada franca
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