São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maria Antônia recebe outras quatro mostras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além da exposição de Waltercio Caldas, o Centro Universitário Maria Antônia, em seu terceiro ciclo de 2006, apresenta outras três individuais -de Carlos Asp, Eduardo Frota e Débora Bolsoni- e uma exposição coletiva com trabalhos de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
No primeiro andar, o hall recebe uma intervenção de Eduardo Frota na arquitetura do prédio, imponente para quem entra na exposição. Uma parede com tiras de compensados de madeira divide o ambiente em dois, tangenciando duas colunas de sustentação.
Frota exercita, com esse site-specific, sua idéia, já antiga, de reordenar circulações de ambientes determinados. Neste caso, aponta problemas arquitetônicos de um lugar amplo e que serve de passagem. A escultura cresce ainda sobre a textura de sua superfície: seccionadas e sobrepostas, as folhas de compensado de madeira formam desenhos que remetem às escrituras.
Em sala vizinha, Débora Bolsoni mostra três trabalhos diferentes: numa porta de aço, pendura-se uma espécie de medalha desenhada pela artista, marcada pelo desenho de seis estrelas; em uma das paredes, dois bonecos de futebol de mesa recebem floretes em seus peitos, em escultura de parafina; e uma arapuca, no chão, completa a série, na iminência de prender, em seu interior, um monte de confetes.
Carlos Asp ocupa a sala menor, com caixas de papel e papelão servindo como suporte para "desenhos que querem ser pinturas", como ele mesmo define. O avesso das caixas, que já empacotaram chinelos, comidas congeladas, remédios e outros produtos industrializados, são marcados por círculos de vários tamanhos, pintados em várias cores, inclusive à tinta de caneta.
O ciclo se encerra com a mostra "Coletivo: Arquitetura Paulista Contemporânea", com trabalhos de arquitetos formados pela FAU-USP entre 1986 e 1996. A maioria dos projetos, representados principalmente por maquetes e painéis fotográficos, participou de concursos públicos, premiações e publicações de arquitetura.
Hoje, durante a abertura, serão lançados também dois números da Revista "Ars", do departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, e o livro "Carne", de Carmela Gross. (GF)


Texto Anterior: Waltercio Caldas esculpe série de "frases sólidas"
Próximo Texto: Crítica: Goga mostra que clube de golfe também pode ter bom restaurante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.