São Paulo, segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Série "Life on Mars" brinca com os anos 70

Primeira temporada do seriado policial inglês é lançada em DVD no Brasil

Na trama, detetive sofre acidente em 2006 e acorda em 1973, sem saber se tudo é fruto de loucura, do coma ou de viagem no tempo

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

No vocabulário das investigações conduzidas por Sam Tyler estão expressões como "preservar a cena do crime", "fibras embaixo da unha" e "resultados da autópsia" -nada estranho no universo das séries que misturam polícia e ciência forense. Já seu colega Gene Hunt baseia-se na intuição, com ajuda nada desprezível da coação, para desvendar crimes em Manchester, 1973. É um tira à moda antiga, na cabeça de Tyler, um homem de 2006.
Tyler é o protagonista de "Life on Mars". Na série britânica, o policial é atropelado em Manchester durante uma investigação em 2006 e supostamente acorda no mesmo ponto, só que em 1973 e de calça boca-de-sino. Barulhos e visões, além de vozes -da mãe, de um suposto médico-, que saem de aparelhos eletrônicos, o chamam à vida e o confundem. Ele não sabe se está em coma, se enlouqueceu ou se voltou no tempo.
Tyler continua investigador, mas seus colegas não o entendem. Eles são homens caricatos, para quem misoginia e ameaças a suspeitos e testemunhas de crimes são até motivo de orgulho. Do choque entre as atitudes de Sam Tyler e o suposto mundo policial de 1973 aparece o humor da série.
A cada episódio, um crime é solucionado -o problema de Tyler não é o foco principal dos capítulos. Os cenários, os personagens, tudo parece querer reafirmar os anos 70. As histórias são compostas por bons ingredientes: vemos hooligans, hippies e até uma viagem de LSD. O exagero dá charme e reforça o mistério. Com temas tão característicos, pode ser que tudo queira soar fruto da cabeça de Tyler, e não como foi.
É fácil se envolver, mas o último episódio do primeiro ano dessa premiada série da BBC não acaba com o mistério. Há uma segunda temporada.


LIFE ON MARS

Distribuidora: Log On; R$ 89,90
Classificação: 16 anos


Texto Anterior: Cinema: Produção árabe ganha mostra em SP
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.