São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 2008

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Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@grupofolha.com.br

A nova festa da moda

Claro Rio Summer estréia na quarta-feira com show de Caetano e desfiles das coleções de alto verão de 16 grifes

Em plena turbulência financeira, quando já se está falando nos EUA num estilo adaptado à crise econômica, o "recession chic" (chique da recessão), o Brasil vai ganhar uma nova semana de moda, o Claro Rio Summer, evento que custará em torno de US$ 7 milhões (cerca de R$ 16 milhões) e será aberto na próxima quarta-feira com show de Caetano Veloso, no hotel Fasano do Rio.
"A crise não nos afetou, já tínhamos vendido todo o patrocínio", afirma o publicitário Nizan Guanaes, idealizador do evento junto com sua mulher, a empresária Donata Meirelles.
Para o publicitário, o momento é de apostas, não de recuos. "Sou um empresário que viu uma oportunidade de mercado e está indo atrás dela. A moda e o lifestyle brasileiro despertam cada vez mais interesse no mundo", afirma.
Sete patrocinadores bancam parte da produção dos desfiles de 16 grifes, um seminário sobre moda e a visita de 54 compradores e jornalistas estrangeiros, além do show de Caetano e a reserva integral do hotel Fasano para os convidados -até o domingo, dia 8, quando termina o Claro Rio Summer. Os estilistas Valentino e Francisco Costa deverão ser as presenças mais célebres.
A maioria dos desfiles será em tendas montadas no Forte de Copacabana. Mas várias grifes preparam apresentações especiais. Carlos Miele vai abrir o evento na manhã de quinta com trilha sonora feita ao vivo pelo Afroreggae e o músico Anderson Sá. Adriana Degreas terá um show de Bebel Gilberto no Copacabana Palace. A 284 fará um desfile-performance na boate The Week, com a jetsetter Alice Dellal na passarela. Lenny e Osklen farão uma inédita apresentação conjunta.
A maior parte das grifes dedica-se à moda praia, como Salinas, Lenny, Triya, Jo de Mer, Adriana Degreas, Blue Man, Rosa Chá e Cia. Marítima.
As duas primeiras já desfilam no Fashion Rio. As três últimas, na São Paulo Fashion Week -onde se apresentam também as marcas Iodice, Raya de Goeye e Osklen, que aderiram ao Claro Rio Summer.
Nizan nega que esteja batendo de frente com as semanas de moda brasileiras consagradas. "Não estou competindo com ninguém no Brasil, mas, sim, com Miami. É muito estranho que Miami seja hoje considerada a capital da moda praia no mundo. Temos que recuperar este título para o Rio", defende.
Nos bastidores, conta-se que foram tensas as conversações do publicitário com a empresária Eloysa Simão, organizadora do Fashion Rio. Com Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week, o contato foi cordial. Nizan chegou a convidá-lo para se associar ao Claro Rio Summer. "As pessoas se entenderam, mas os números e as cifras não", diz o publicitário.
Para reforçar a diferença, Nizan define o Claro Rio Summer como "nichado", com um foco específico. "Não queremos mostrar a moda brasileira como um todo, estamos nos centrando na moda praia e no estilo casual e despojado do país. Ninguém se veste como os europeus, mas ninguém se despe como os brasileiros", diz.
Para detratores do evento, o Claro Rio Summer não passa de um divertimento fashion entre amigos, sem um projeto efetivo para a moda brasileira.
Para Nizan, porém, o evento é o primeiro passo de um projeto bastante ambicioso. Ele conta que sua empresa planeja criar um calendário de moda no Brasil. "Não entendo de roupas, mas entendo de gestão e estratégia, coisa de que a talentosa moda brasileira ainda precisa muito e que nós temos condição de oferecer a ela", afirma.


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