São Paulo, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA ESTRÉIA
"A História de Nós Dois" são duas horas agradáveis

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

É muito difícil alguém reunir Bruce Willis e Michelle Pfeiffer em um filme e a coisa dar errado. Como o diretor Rob Reiner entende do assunto "casais", a comédia romântica "A História de Nós Dois" ganhou fácil aquele ar de "filme simpático". Apesar de extremamente previsível, transforma duas horas no cinema em algo bem agradável.
Em "Harry & Sally, Feitos Um para o Outro", lançado há dez anos, Reiner mostrou a vida de um casal durante mais de uma década, do primeiro encontro até a demorada e inevitável conclusão: os dois se amam.
Agora, Reiner faz o caminho de trás para a frente. Willis e Pfeiffer interpretam um casal, Ben e Katie Jordan, que parece ter perdido a batalha contra o tédio após 15 anos de convivência. Eles fingem que tudo está bem diante do casal de filhos adolescentes. Quando os pimpolhos vão passar as férias em um daqueles benditos acampamentos de verão que os americanos adoram, fica difícil segurar a crise e os pais explodem de vez.
Ben resolve sair de casa, monta outro apartamento e, enquanto tenta prosseguir sua carreira de escritor, fica pensando em como contar tudo aos filhos.
Katie chora muito, entra para um curso de culinária tentando esfriar a cabeça e fica pensando em como contar tudo aos filhos.
Mas as lembranças de tanto tempo juntos vão inundar a tela em incontáveis "flashbacks". Assim, de forma episódica, Reiner destrincha os altos e baixos do relacionamento.
O roteiro é inteligente, com muitas sequências bem engraçadas. Quem é ou já foi casado acaba reconhecendo cenas de sua própria vida em vários momentos atribulados dos dois.
Bruce Willis, que parece estar melhor a cada novo filme, leva seu personagem com simpatia e segurança. Michelle Pfeiffer às vezes exagera na histeria, mas o papel não exige muito além de seu belo sorriso. Quem realmente brilha são dois coadjuvantes.
Paul Reiser, astro da série de TV "Mad about You", consegue arrancar gargalhadas como o agente literário de Ben. A cena em que ele convence o escritor a desistir da idéia de um livro sobre a avó dele é impagável.
E Rita Wilson, a sra. Tom Hanks, destrói mitos masculinos sem piedade como a melhor amiga de Katie.
"A História de Nós Dois" seria mais do que um filme bacaninha se o roteiro evitasse as soluções óbvias, principalmente em seu terço final. Quem deixar a sala de projeção meia hora antes do término da sessão não perderá nada e irá para casa com as melhores piadas na cabeça.
Mas ir até o final não é tão traumático. Afinal, com Bruce Willis e Michelle Pfeiffer, é só escolher aquele que mais agrada à libido do espectador e ficar olhando.


Avaliação:  


Filme: A História de Nós Dois Produção: EUA, 1999 Direção: Rob Reiner Com: Bruce Willis, Michelle Pfeiffer, Paul Reiser, Rita Wilson Quando: estréia amanhã, nos cines Lumière 1, Cinearte 1 e circuito

Texto Anterior: Teatro: "Bacantes" cria o "bug do teatro"
Próximo Texto: Televisão: TVs exibem festa do réveillon no Brasil e em países distantes
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.