UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Phil Collins e Santana devem se apresentar no Pacaembu; Skol Beats terá Dave Clarke, Josh Wink e Mauro Picotto

Calendário de shows será dos "clássicos"

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Pelo que se sabe ainda neste 2003, o Brasil da música pop assistirá em 2004 shows que se encaixam melhor dentro do rótulo "clássico" do que em "novo".
Até aqui, Santana e Phil Collins são os principais nomes que devem dar as caras no país no ano que inicia amanhã. Outro que, talvez, pode aparecer: New Order.
Redescoberto nos EUA em 1999 graças ao CD "Supernatural", o mexicano Carlos Santana, 56, está em negociação com a empresa de entretenimentos CIE para show no Pacaembu entre março e abril.
Uma das principais vítimas dos garotos do desenho "South Park", o ex-Genesis Phil Collins, 52, está na mesma situação: deve se apresentar no estádio paulistano em outubro. A CIE traz também o -ainda- idolatrado Iron Maiden (dia 17; Pacaembu). Outro grupo heavy metal, o Overkill, tocará no DirecTV em fevereiro. No mesmo mês e local, são aguardados os punks Dead Kennedys.
De olho também nas novidades, a CIE confirma a realização do festival Sónar Sound, que acontece anualmente em Barcelona e privilegia a música mais experimental, durante três dias de outubro. "O festival terá exposições e palestras durante o dia e, à noite, pelo menos dois palcos", disse o diretor de criação, Coy Freitas, 34. As atrações não estão fechadas. Segundo Freitas, a programação "noturna" será no Credicard Hall; a "diurna" não tem local definido.
No final de agosto, (novamente) o estádio o Pacaembu deve sediar festival de três dias com atrações de pop, rock e hip hop. Entre os artistas mais sondados, estão os ingleses New Order e o rapper norte-americano 50 Cent.
O primeiro grande festival de 2004 acontece nos próximos dias 9 e 10: é o Skol Hip Hop Manifesta, no Rio e em Florianópolis, com Snoop Dogg e Ja Rule. São Paulo terá apenas Snoop Dogg, no dia 8.
Em março, é praticamente certa a (superaguardada) minitour dos escoceses Teenage Fanclub. O electro-rock das garotas do Chicks on Speed deve animar o festival mineiro Eletronika.
Sobre Tim Festival, que ocorre em novembro apenas em SP: Wilco deve vir, e Kraftwerk e 2 Many DJ's são prioridades.

Eletrônica
2003 foi o principal ano para a música eletrônica no Brasil, com as vindas de Carl Cox, Laurent Garnier, Jeff Mills, Sasha etc., mas 2004 começa não muito atrás: dia 16 tem Kevin Saunderson, um dos criadores do tecno, no Lov.e. No dia seguinte, o irlandês Fergie toca no Sirena, em Maresias.
Para fechar o campeonato de novos DJs Heineken Thirst, Rio e São Paulo assistirão, nos dias 13 e 14 de fevereiro, ao top holandês Tiesto, DJ nš 1 do mundo em eleição da revista inglesa "DJ Mag".
Já os organizadores do Skol Beats não divulgaram ainda nenhum nome do line-up do festival, que acontece em 24 de abril no Anhembi. Fala-se no electroclash Fischerspooner e em Basement Jaxx. A Folha apurou que Richie Hawtin, Josh Wink, o italiano Mauro Picotto e Dave Clarke (em live PA) estão fechados.
O núcleo de tecno Circuito realiza, nos dias 31/1, 7 e 14 de fevereiro a segunda edição do Clube Verão, com os DJs Marko Nastic, Rush, Marco Remus, Umek e Valentino Kanzyani. Em 22 de maio, organiza o festival 24 Horas de Tecno, com Vitalic e Adam Beyer.
O festival Skol Rio, nos dois primeiros finais de semana de fevereiro, deve receber o houseiro Todd Terry e Billy Nasty. Já a agência SmartBiz negocia as vindas de Tiga (setembro), Luke Slater (maio), Marc Almond, do Soft Cell (junho), DJ Hell (março) e Miss Kittin (novembro).


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Terence Fixmer anima Réveillon tecno no Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.