UOL


São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
VIVA INEZITA Aos 53 anos de carreira, a cantora Inezita Barroso, 78 _uma ardorosa defensora da música caipira "de raiz"_ vai ter uma emoção daquelas hoje: ela é uma das homenageadas no Réveillon da Paulista e canta por lá alguns dos sucessos de seu mais recente CD, "Hoje Lembrando", da Trama

FAMÍLIA SCHÜRMANN

Navegar é preciso

Projetos não faltam para David Schürmann, um dos quatro irmãos da família que ficou conhecida pelas suas expedições de barco pelo mundo. Ele decidiu rodar um longa sobre as viagens em alto-mar e vai dividir seu tempo com o parque ambiental de 30 mil m2 e o instituto educativo para crianças que os Schürmann vão inaugurar em Santa Catarina, no dia 9, num investimento de R$ 350 mil financiado por uma série de patrocinadores -de marcas de tubos e conexões a fábricas de ar-condicionado. David conversou com a coluna.

Folha - Qual foi a maior dificuldade que você já passou em alto-mar?
David Schürmann -
Passamos um aperto com piratas, perto da Malásia, que quiseram invadir o barco, à noite. Não parecia um barco de pesca, mas, por outro lado, era difícil de saber quem eram eles porque pirata não dá mais essa deixa de usar bandeira! (risos) Esperaram anoitecer bem. Mas os vimos com binóculo infra-vermelho no escuro e fugimos.

Folha - O que o instituto e o parque ambiental têm de diferente de outros do mesmo gênero no Brasil?
Schürmann -
Temos um foco bem definido: preservar o meio ambiente, em especial o mar e a área costeira. Há no instituto, por exemplo, um laboratório para receber as escolas, para estudos de recuperação de mangue e de fauna costeira.

Folha - Você já fez algum filme?
Schürmann -
Já fiz alguns curtas, mas é a primeira vez que dirijo um longa-metragem. O filme é um documentário com a recriação da viagem de Fernão Magalhães, em 1519. Fizemos o mesmo percurso, entre 1997 a 2000, de Santa Catarina até a Ásia.

Folha - Como ensinar princípios de ecologia sem ser tedioso?
Schürmann -
Tem muita gente que é hipócrita, levanta a bandeira da ecologia, mas na prática não faz nada. Ensinamos através de reciclagens. É um trabalho de conscientização.

LANTERNA ACESA
José Aristodemo Pinotti encomendou pesquisa pré-natalina ao instituto Ipespe para saber a quantas anda na sucessão, depois que uma série de programas do PFL, orientados por Antonio Lavareda, o apresentou como candidato do partido à sucessão de Marta Suplicy. Cravou 13%.

ELE MERECE
A tradicional pelada das quintas-feiras de Chico Buarque foi antecipada para hoje. Logo depois do jogo, o cantor e seus amigos peladeiros vão se reunir para uma cervejinha. Para comer, serão servidos os salgadinhos feitos por seu Severino -que trabalha com Chico e é amigo do cantor há 20 anos.

A cada viagem que faz, mesmo que seja para perto, Chico faz questão de trazer algum presentinho para seu Severino.

AZUL
Vai de vento em popa o affaire do ator Bruno Gagliasso -o tristinho Inácio, de "Celebridade"- e de Danielle Winits.


DISTÂNCIA
Os estilistas Jean Paul Gaultier e Thierry Mugler são presenças mais do que esperadas na festa de Réveillon da boate gay Le Boy, no Rio. Como os dois não são lá grandes amigos, eles vão ficar em dois camarotes VIP separados -cada um na sua.

BONANÇA
E Ronaldinho, quem diria, vai treinar duro hoje em Madri. Logo depois, ele -que não é de ferro- embarca para Paris, onde passa a virada do ano muitíssimo bem acompanhado, num jantar a dois.

SUPERPODEROSAS
Viviane Senna, Hortência, Marília Pêra, Milú Villela e Lu Alckmin saíram na frente. Elas foram as personalidades mais votadas numa pesquisa feita com internautas para escolher as 19 mulheres que serão homenageadas no livro "Mulheres que Fazem São Paulo", de Goimar Dantas e Viviane Pereira. A obra faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade.

CURTO-CIRCUITO

O restaurante Au Liban, no Itaim Bibi, preparou para hoje uma ceia árabe especial para a virada do ano.
Durante a virada do ano haverá dez minutos de queima de fogos, em Ubatuba, nas praias Grande, Iperoig e Maranduba, organizado pela Secretaria de Turismo de Ubatuba, além de dois shows em cada praia, a partir das 22h.
O restaurateur Sergio Arno inaugura no dia 2, a partir das 12h, no Shopping Jardim Sul, no Morumbi, uma unidade do seu restaurante La Pasta Gialla.
O Hotel Maksoud Plaza faz hoje festa de Réveillon, a partir das 20h, com show da banda Náutilus e, no dia seguinte, servirá um brunch, das 12h às 18h.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES, ALVARO LEME E LUCRECIA ZAPPI


Texto Anterior: Outra frequência: Começa o ano de vasculhar a caixa-preta do rádio
Próximo Texto: Música: Calendário de shows será dos "clássicos"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.