São Paulo, quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vovô Kirk Douglas se engaja na blogosfera

Em blog no MySpace, ator de 92 anos elogia Obama e lista filmes favoritos

Aposentado do cinema há cinco anos, Douglas renova influência em Hollywood por meio de posts sobre política, cotidiano e carreira

GUY ADAMS
DO "INDEPENDENT"

Kirk Douglas, o herói que ganhou fama por salvar o mundo, conquistar a mocinha e, em momento de inspiração, bradar "eu sou Spartacus", agora dispõe de nova arma em seu arsenal -é a celebridade mais velha a manter blog no MySpace.
O ator de 92 anos, que se aposentou do cinema cinco anos atrás, está renovando sua influência em Hollywood por meio de uma página no site de redes sociais na qual ele reflete sobre seus "anos de vida, amor e aprendizado".
O blog revela seus pensamentos sobre a política dos Estados Unidos (ele é fã de Barack Obama) e lista seus filmes favoritos, como "O Invencível", "Spartacus", "Glória Feita de Sangue" e "Sua Última Façanha". E conta que a única grande ambição que lhe resta na vida é a de ser apresentado a Angelina Jolie ("se minha mulher deixar").
Douglas tem 5.355 "amigos" em sua página e diz que, como os demais usuários da internet, acredita que o propósito de seu blog seja estimular a discussão com os milhares de leitores que o acompanham.
"Expresso minha opinião e digo que ninguém precisa concordar comigo porque vivemos em um país livre", ele afirmou.
"As respostas que recebo são muito, muito interessantes. É algo que eu levo a sério. De outra forma, não faria. Não é uma coisa que eu precise fazer. Não ganho dinheiro com isso. Tenho satisfação pessoal."

Público jovem

Douglas tem status de realeza em Hollywood. Ator de filmes que entraram para a história do cinema, ele é pai do ator Michael Douglas e sogro de Catherine Zeta-Jones. Seu site é dedicado aos sete netos. Ele criou seu blog no ano passado, como parte de uma iniciativa temporária para promover "Let's Face It" [vamos encarar os fatos], seu livro de memórias, mas decidiu que o manteria depois de perceber o interesse que seus comentários despertaram.
Em um dos posts, ele escreve que agora recebe mensagens demais para que possa responder uma a uma, o seu objetivo inicial. "Mas quero que vocês saibam que aprecio todos os comentários recebidos -positivos ou negativos. E gosto da oportunidade de conversar com tanta gente muito mais nova do que eu."
Os posts mais recentes incluem reflexões sobre o significado do Dia de Ação de Graças, e um texto, escrito pouco antes de seu 92º aniversário, sobre ter ensinado Victoria, 7, a filha de sua governanta, a nadar.
A menina agora insiste em que eles compitam na piscina todos os dias. "Ela sempre me dá uma vantagem inicial, e sempre me derrota mesmo assim", ele escreve.
"Não contem a ela, mas às vezes estou cansado demais para nadar. Ela não sabe que tenho 92 anos. Ou, se sabe, não se incomoda. Por isso, cuidado com o que ensinam às crianças. Vocês podem vir a lamentar."

Sem diretor para criticar
O MySpace celebrou este mês a participação da mais velha celebridade entre seus colaboradores. "Todos os comentários que ele recebe são tão positivos", disse Angie Algood, diretora de relacionamento com talentos do MySpace. "Ele realmente inspira as pessoas." "Sou antes de tudo ator, mas gosto de escrever livros porque neles posso interpretar todos os papéis -homens, mulheres, meninos e meninas, e não existe um diretor para me criticar. Trabalho a cena em minha mente e, quando acho que ela está excelente, escrevo." "A cada dia de Ação de Graças, me lembro de um dia de Ação Graças especial, em 1982. Eu estava no Paquistão... com refugiados do Afeganistão, na fronteira do Khyber Pass. Nós estávamos sentados no chão, com os anciãos de uma tribo afegã. Do outro lado da fronteira, no Afeganistão, ouvíamos tiros. Por meio do intérprete, eu disse a eles que "hoje é Dia de Ação de Graças em meu país, o dia do ano que reservamos para agradecer por tudo que temos na vida". O líder dos anciãos, de longa barba branca, concordou e me disse, através do intérprete, que "em meu país, nós agradecemos todos os dias"." "A edição de bolso de meu livro "Let's Face It" chegou hoje. Parece bom. Acho que vou ler." "Devo admitir que fico feliz por termos tomado, em nosso país, uma decisão histórica como essa. O mundo se espantará pelo fato de os EUA terem eleito um político negro. Jamais imaginei que algo assim seria possível. Creio que o país seguirá um curso que nos permitirá trabalhar com outras nações."


Tradução de PAULO MIGLIACCI







Texto Anterior: Vi e gostei: Radiohead compensa espera com show hipnótico
Próximo Texto: Ator do morro do Vidigal é novo galã de "Malhação"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.