São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Olea acomoda bar de mussarela de búfala e pizzaria em espaço agradável

JOSIMAR MELO
CRÍTICO DA FOLHA

Na cada vez mais agitada confluência das ruas Sampaio Vidal e Joaquim Antunes, o novo inquilino tem ares mediterrâneos, uma junção dos "mozzarella bares" italianos com a velha e boa pizzaria. Batizado de Olea Mozzarella Bar (em homenagem à oliveira), tem duas dessas árvores transplantadas do Rio Grande do Sul já adultas.
Se as árvores sobreviverão ao clima, não sei. Mas o restaurante pode durar, a depender da feliz ambientação: com vidros, material de demolição, plantas, obras de arte e lustres artesanais. Tem ambientes agradáveis, do bar ao pátio com teto retrátil, dos sofás ao mezanino de teto transparente com vista para um jardim vertical.
Mas a estrela não é o produto da árvore mediterrânea por excelência, o azeite, e sim a mussarela de búfala, ideia trazida pelo italiano Onorato Fiorentino, 46 (desde os 13 no Brasil), que já teve em São Paulo casas como Amici Miei e Onorato. Aqui associado ao editor Fred Campos, 36, ao publicitário Fabio Dionelle, 30, e ao DJ Ricardo Andraus, 43, ele coloca o laticínio no centro da gastronomia do lugar.
O bar de saladas, no qual o cliente escolhe os itens e monta a sua, tem um balcão de mussarela de búfala (em bola, defumada, recheada). Nos sanduíches (servidos em focaccia ou pão ciabatta) e nos antepastos (como enrolado de massa de pizza com mussarela e presunto cru; bolinhos de risoto com mussarela), o ingrediente também está presente.
Assim como nas pizzas. Nas tradicionais, nem sempre. A marinara, por exemplo, leva molho de tomate, alho, orégano e parmesão. Mas aparece em várias. Uma amostra da casa é a quatro estações, que, além da mussarela e do molho de tomate, é coberta por quatro sabores: anchovas (tão salgadas que até doem), cogumelos, presunto cru e alcachofrinhas -as duas últimas, as melhores. Há também pizzas diferentes, desde calabresa picante com erva-doce até a de... batata frita.
São quatro opções de massa, como espaguete (al dente até demais) com molho pesto, tomate-cereja, mussarela de búfala e queijo pecorino, e uma opção de carne. E, como sobremesa, um bom tiramisù e um anódino sorbet de melancia com gotas de chocolate.

josimar@basilico.com.br


Texto Anterior: Comida: Olea Mozzarella Bar
Próximo Texto: Vinho: América do Sul concentra os destaques deste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.