São Paulo, quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

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VINHO

América do Sul concentra os destaques deste ano

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

Afinal, quais foram os destaques de 2009 entre os vinhos desta coluna? No Brasil, os tintos continuaram em alta. Mas chamou mais a atenção uma nova leva de brancos, modernos, benfeitos. Fico com o Fortaleza do Seival Viogner 2008, frutado, vivaz (87/100, R$ 21,50, Miolo, tel. 0800-970-4165).
Na ala importada, chegaram bons sauvignon blanc do Chile. Brilhou entre eles o Mirador Selection 2008, da William Cole, amplo e saboroso (90/100, R$ 45, Ana Import, tel. 0/xx/11/3951-4333). O campeão entre os tintos foi um syrah (uva em ascensão por lá), o Falernia Alta Tierra 2005, rico em boca, páreo duro para um Hermitage do Rhône (91/100, R$ 76, Premium, tel. 0/ xx/31/3282-1588).
Já na Argentina, os louros ficam com a Renacer, adega de Mendoza dona de sedutores malbec. Um deles é o Punto Final Reserva 2005, sedoso e complexo (91/100, R$ 72, Le Tire Bouchon, tel. 0/xx/11/ 3822-0515).
No Velho Mundo, palmas para a Itália, com goles de áreas emergentes (o Primitivo 2007 de Alberto Longo, da Puglia, 88/100, R$ 55, Cellar, tel. 0/xx/11/5531-2419) e de áreas tradicionais -o delicioso branco doce Vin Santo 2002 da Poderi del Paradiso, da Toscana (90/100, R$ 73). A adega Masies d'Avinyó ganha na Espanha (país de rubros caríssimos) com o Ramón Roqueta 2007, um tempranillo macio e atraente até para o bolso (87/100, R$ 30, Decanter, tel. 0/xx/11/3073-0500).
Em terras lusas, pódio para dois exemplares do Douro. Um é o Duorum Colheita 2007, belo tinto dos enólogos José Maria Soares Franco e João Portugal Ramos (89/100, R$ 52,60, os dois últimos na Casa Flora, tel. 0/xx/11/3327-5199). O outro, o Vértice 2005, um tremendo espumante, está à altura de um (bom) champanhe (91/100, R$ 99,20, na Adega Alentejana, tel. 0/xx/11/ 5044-5760).
Aproveitando as borbulhas, brindo para que em 2010 no Brasil (com vinhos caros não apenas pelos impostos) mais importadoras (e restaurantes) desistam de lucros absurdos para vender goles a preços que não lembrem os de uma joalheria. Tim-tim.

jcarrar@attglobal.net


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