Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Abriu pro rock

Lollapalooza chega ao Brasil em 2012 com Foo Fighters e causa polêmica com Lobão

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO
Associated Press
Vocalista do Foo Fighters, Dave grohl
Vocalista do Foo Fighters, Dave grohl

A produção do festival Lollapalooza anunciou ontem o line-up da primeira edição do evento no Brasil, que acontece nos dias 7 e 8 de abril do ano que vem, no Jockey Club de São Paulo.

As principais atrações são Foo Fighters, Arctic Monkeys e Jane's Addiction. A última banda é liderada pelo vocalista Perry Farrell, também o organizador do festival.

Ele disse que não participou da escolha das bandas brasileiras, selecionadas pelo braço nacional do evento.

"Estou aprendendo sobre os brasileiros agora, assim como vocês estão aprendendo agora sobre as bandas internacionais", engana-se Farrell, mal informado sobre a recente enxurrada de atrações internacionais no país.

Farrell afirmou que sua banda brasileira favorita é O Rappa. "O vocalista é sexy. Eles parecem um grupo de amigos de Los Angeles: War."

Lobão, que publicou ontem artigo na Ilustrada criticando a escalação de atrações nacionais entre 10h e 15h, abandonou o festival.

A organização nega ter reservado esse horário para os brasileiros e diz que haverá uma banda nacional antes do principal show (Foo Fighters).

Durante entrevista de anúncio das atrações do festival, na manhã de ontem, Lobão criticou no Twitter o tratamento "de segunda categoria" dado aos brasileiros.

"Fiquei chateado. Claro que queremos o Lobão", disse Leonardo Ganem, presidente da Geo, que organiza o festival. Farrell disse à Folha que a escalação obedece a uma hierarquia de popularidade e que sua banda, o Jane's Addiction, já tocou em alguns eventos ao meio-dia.

A vinda do Foo Fighters é muito aguardada -sua última apresentação no Brasil foi no Rock in Rio de 2001.

O Lollapalooza começou itinerante em 1991. Desde 2005, se fixou em Chicago e, no ano passado, passou a acontecer também no Chile.

A programação do festival em Santiago, uma semana antes do evento no Brasil, é quase a mesma. A diferença é a cantora islandesa Bjork, que só se apresentará no Chile.

O Lollapalooza Brasil terá três palcos, todos abertos.

Os organizadores esperam 70 mil espectadores por dia.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.