Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica biografia

Obra elucida polêmicas do empresário, mas falta um lado B

DE SÃO PAULO

A autobiografia é um gênero curioso. O autor coloca sua visão histórica dos fatos em uma inevitável jornada pessoal. Mas é preciso ser cuidadoso com a autorreferência.

Boni não ultrapassa essa barreira, e a impressão é de que o livro ficaria muito mais rico se fosse confiado a um autor que investigasse o mundo a seu redor e o entrevistasse exaustivamente.

Sobram homenagens a amigos e parceiros de trabalho. E é óbvio que Boni sabe muito mais do que torna público. Em suma, falta um lado B.

Ainda assim, a obra tem méritos. Já nasce obrigatória para interessados em marketing, sobretudo pela descrição da montagem do modelo de negócios da Globo.

E há vários conceitos sugeridos, como o de que a televisão constitui rigorosamente um veículo publicitário.

Mas é na fogueira das vaidades que o livro diverte, como na menção às loucuras de Dercy ou à dificuldade em lidar com jabás de Chacrinha.

Intrigantes são as passagens sobre a tentativa de fraudar o resultado de um Festival de Música da Globo ou a negociação com bicheiros das escolas de samba para criar uma liga que fizesse frente ao arqui-inimigo Leonel Brizola.

De resto, elucida ponto nevrálgico sobre o envolvimento da emissora com os militares. A Globo teria negligenciado a cobertura das Diretas Já em 84 sob ameaça de perder a concessão, mas também sofrido com censuras inexplicáveis, como a imposta às minissaias das chacretes.

E mostra a crítica de Boni ao processo de tomada de decisão da polêmica edição do debate entre Collor e Lula.

O prefácio é do italiano Domenico De Masi, o papa do "ócio criativo" e seu amigo.

E ele acerta ao dizer que não se trata apenas de um depoimento profissional, mas de um retrato da história do Brasil pós-industrialização e da consolidação da sociedade midiática por aqui. (MK)

-

O LIVRO DO BONI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.