Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Virtuose da guitarra, Lanny Gordin celebra 60 anos com show

Instrumentista renomado da tropicália divide palco com 25 músicos convidados

JULIANNA GRANJEIA
DE SÃO PAULO

Em uma noite de 1970, o guitarrista Lanny Gordin foi mais aplaudido do que Elis Regina após uma apresentação na antiga casa de shows Di Mônaco. A cantora procurou o maestro Chiquinho de Moraes e mandou um recado: "Dá um jeito no Lanny".

Educadamente, o maestro pediu para ele seguir as partituras no dia seguinte. "Na outra noite, eu baixei a bola, e ela [Elis] foi fantástica. Quando terminou o show, Elis me disse: 'Aprendeu, Lanny?', lembra, rindo.

Transgredindo a música, na época, ousando nas improvisações -avesso às composições moldadas-, Lanny se tornou a maior lenda da guitarra do Brasil. Expressão clichê, mas que é confirmada por pesquisadores e músicos.

"É um virtuose e ao mesmo tempo transgressor. Uma das figuras-chaves em todos os álbuns da tropicália", afirma o jornalista e crítico de música Nelson Motta.

Lanny é o responsável pelos riffs distorcidos nos álbuns tropicalistas de Gal, Caetano Veloso e Gilberto Gil nos anos 60 e 70 (aquela guitarra inquieta e eletrizante do álbum de Gil "Expresso 2222" [1972] é dele).

O guitarrista começou a viver com intensidade a efervescência daquela época com apenas 17 anos. Aos 25, interrompeu a carreira após problemas com drogas -quando desenvolveu esquizofrenia. Em 2001, voltou ao trabalho com um álbum solo. "Muita coisa mudou na minha vida, mas a música é a mesma", diz Lanny.

Para relembrar sua brilhante história e celebrar a nova fase, Lanny comemora hoje seus 60 anos com um show. Ana Cañas, Criolo e Edgard Scandurra são alguns dos 25 músicos convidados que dividirão o palco com o guitarrista.

LANNY GORDIN - 60 ANOS DE VIDA e 45 DE CARREIRA

QUANDO hoje, às 18h

ONDE Centro Cultural Rio Verde (r. Belmiro Braga, 119, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3459-5321)

QUANTO R$ 40

CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.