Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha lança "A Regra do Jogo" no próximo dia 11

Clássico do cineasta francês Jean Renoir, rodado no fim da década de 1930, faz crítica à sociedade da época

Filme sai em versão restaurada e é acompanhado de livro com mais informações sobre o diretor e a obra

DE SÃO PAULO

Mais importante -e controverso- filme do francês Jean Renoir, "A Regra do Jogo" é lançado pela Coleção Folha Cine Europeu no dia 11.

Um livro, com mais informações sobre o diretor e sua obra, acompanha o DVD, que traz a versão restaurada deste longa rodado em 1939.

Quando o concluiu, Renoir (1894-1979) já havia rodado outros brilhantes e pouco compreendidos filmes, como "A Cadela" (1931) e "A Grande Ilusão" (1937).

A irreverência com a qual lidava com temas como sexo, violência e guerra só seria assimilada por outros grandes do cinema, como Orson Welles e os cineastas da nouvelle vague, como Jean-Luc Godard e François Truffaut.

"A Regra do Jogo" cutuca a sociedade francesa.

Apresentado numa então inédita estrutura de mosaico, o enredo mostra com igual importância vários personagens, traçando um poderoso painel social da França às vésperas da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

A reunião dos personagens de diferentes classes sociais se dá na festa que um marquês promove em seu castelo para disfarçar um romance que gerou escândalo.

Renoir ainda potencializa o realismo do seu cinema com um pronunciado uso da profundidade de campo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.