Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festival Virtuosi homenageia Liszt e Mahler em 14ª edição

Programação do principal evento de música erudita do Nordeste começa hoje

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma série de conversas com compositores contemporâneos abre hoje, na Livraria Cultura do Recife, a 14ª edição do principal festival de música erudita do Nordeste, o Virtuosi.

Iniciativa do casal formado pelo regente Rafael Garcia e pela pianista e produtora Ana Lúcia Altino, o Virtuosi começa seus concertos de 2011 no dia 10, quando o violoncelista Leonardo Altino, filho de Rafael e Ana, executa as suítes de Bach na Igreja da Sé, em Olinda.

Também há apresentações previstas para João Pessoa (PB), mas o grosso dos concertos, todos com entrada franca, vai se concentrar entre os dias 13 e 18 no Teatro de Santa Isabel, no Recife, joia arquitetônica inaugurada em 1850.

Em anos anteriores, o Virtuosi teve como destaques estrelas internacionais do porte do contratenor francês Philippe Jaroussky, do violinista russo Ilya Gringolts e do violoncelista pernambucano Antonio Meneses.

HOMENAGENS

Esta edição marca a volta de frequentadores do festival, como o sueco Christian Lindberg, astro do trombone, compositor e regente.

Há também o pianista filipino Victor Asuncion, que, ao lado de Jihye Chang e Peter Laul, faz, no dia 18, uma série de recitais em homenagem ao bicentenário de nascimento do compositor Franz Liszt (1811-1886).

Outra efeméride festejada pelo festival é o centenário de falecimento do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911).

No dia 17, Rafael Garcia rege a Orquestra Virtuosi em "A Canção da Terra", trazendo dois solistas do Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, o tenor Alexander Timchenko e a mezzo-soprano e Regina Rustamova.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.