Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Trabalhos premiados em Praga são tema de mostra

Exposição na Funarte de São Paulo reúne projetos brasileiros de cenografia

Brasil ganhou prêmio no evento tcheco pela 2ª vez; criações de Bia Lessa e Gabriel Villela estão em exibição

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os projetos brasileiros de cenografia que em junho ganharam a Triga de Ouro da Quadrienal de Praga estão reunidos agora na exposição "'Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro". A mostra está em cartaz na sede da Funarte, em São Paulo.

O prêmio é a distinção máxima do evento, entregue sempre a um país por sua representação na mostra (a principal da cenografia mundial). O Brasil foi laureado pela segunda vez -a primeira vitória foi em 1995. A curadoria foi de Antonio Grassi, presidente da Funarte.

Segundo ele, a exposição que entra em cartaz em São Paulo é parecida com a que foi exibida na capital da República Tcheca. São mais de 20 projetos desenhados para música, teatro, dança e artes plásticas.

PORTAS GRAFITADAS

As cenografias reunidas são assinadas por profissionais como Bia Lessa e por diretores como Antonio Araújo (do Teatro da Vertigem) e Gabriel Villela.

Na mostra, cada projeto é representado por vídeos e objetos de cena, que ocupam uma única instalação de tapumes. Entre as peças estão três portas grafitadas pela dupla Osgemeos, parte de uma série feita para o show do pernambucano Siba em 2008. As portas foram emprestadas por um colecionador.

Há documentários curtos também, um deles sobre o artista plástico curitibano Hélio Leites, artesão com veia de filósofo que profere frases do tipo "fazer o que a gente não gosta é o pior desemprego do mundo".

Também faz parte da mostra a coleção exibida na seção "Figurinos Radicais", com quatro trabalhos, entre eles, o figurino de Marina Reis para a performance "Mulher e Homem Refluxo", produzida em parceria com Peri Pane.

PERSONAGENS E FRONTEIRAS: TERRITÓRIO CENOGRÁFICO BRASILEIRO

QUANDO diariamente, das 14h às 22h; até 4/3
ONDE Funarte São Paulo (al. Nothmann, 1.058; tel. 0/xx/11/3662-5177)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.