Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrador se divide entre sucesso e polêmica nos EUA

Ricardo Cortés assina desenhos de best-seller que aborda sono das crianças

Antes de "Vai Dormir, P*##@", de Adam Mansbach, ele teve rejeitado livro infantil sobre maconha

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

O americano Ricardo Cortés, 38, tem passado conflituoso com o mercado editorial.

Há cerca de cinco anos, quando tentou lançar "É só uma Planta", livro para crianças sobre maconha, bateu à porta de uma dúzia de editoras e ouviu "não".

Neste ano, entretanto, ao assinar as ilustrações de outro livro polêmico, "Vai Dormir, P*##@", virou sucesso.

A obra, escrita por Adam Mansbach, 35, tem formato de obra infantil, mas é voltada para adultos. Faz troça com o desespero dos pais ao por os filhos para dormir.

A mistura de versos singelos e palavrões já vendeu mais de 500 mil exemplares na América do Norte. A editora Sextante não divulgou os números do Brasil.

Mansbach, que escreveu o livro baseado nas frustrações ao colocar a filha na cama, brinca: "Existem coisas em casa que devem ser mantidas fora do alcance das crianças. O livro é uma delas".

"Não só mostra um nível de exasperação inadequada com que todos nos identificamos, mas expressa uma vulnerabilidade que me fez entender que eu não estou sozinho", resenhou um pai.

Neste mês, Cortés lança a terceira edição de "É Só Uma Planta". Há versão digital gratuita no site justaplant.com/portuguese.

O livro fala de uma menina que sente um cheiro "diferente" no quarto dos pais e começa a pesquisar a planta -conversando, por exemplo, com uma médica e um policial favoráveis ao uso.

A abordagem é controversa. Susan Lissim, de Nova York, escreveu: "Seria útil um livro para crianças explicando quem usa, por que, responsabilidades, implicações legais, mas não é o caso."

Cortés destaca que não acha que crianças devam experimentar maconha, mas defende que são um público adequado para a discussão da criminalização.

"Crianças estão envolvidas: há famílias dilaceradas pela prisão de pais que fazem uso recreativo de maconha."

Ele critica o tratamento diverso entre os livros. "Uma história para adultos fingindo ser um livro infantil, embora com palavrões, é mais fácil de digerir para a cultura dominante do que um livro infantil real lidando com assunto sério como maconha."

VAI DORMIR, P*##@

AUTOR Adam Mansbach
TRADUTORA Angélica Lopes
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 19,90 (32 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.