Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

'The Artist' é favorito ao Globo de Ouro

Filme mudo francês recebe seis indicações a prêmio dado por correspondentes estrangeiros em Hollywood

'Os Descendentes' e 'Histórias Cruzadas' têm cinco menções; Clooney concorre

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

O filme mudo francês "The Artist", que faz uma homenagem ao cinema preto e branco de Hollywood, lidera as indicações ao Globo de Ouro, um dos prêmios mais prestigiosos do cinema americano. A lista de concorrentes foi anunciada ontem de manhã, em um hotel de Los Angeles.

A crônica da decadência de um ator de filmes mudos disputa seis estatuetas, incluindo a de melhor comédia ou musical -seus adversários são "Missão Madrinha de Casamento", "Meia-Noite em Paris", "50/50" e "My Week With Marilyn".

"The Artist" também foi lembrado nas categorias de melhor ator em comédia/musical (Jean Dujardin) e de atriz coadjuvante (Bérénice Bejo).

Individualmente, George Clooney domina a premiação. Foi indicado para melhores direção e roteiro pelo drama político "Tudo pelo Poder", e a melhor ator por "Os Descendentes", sobre uma família em crise no Havaí.

Os dois títulos estão na corrida por melhor drama com "Histórias Cruzadas", "A Invenção de Hugo Cabret", "O Homem que Mudou o Jogo" e "Cavalo de Guerra".

Para melhor obra estrangeira, foram apontados "In the Land of Blood and Honey", estreia na direção de Angelina Jolie, "A Pele que Habito", de Pedro Almodóvar, o iraniano "A Separação", o chinês "The Flowers of War" e o belga "O Garoto da Bicicleta".

O Globo de Ouro, que será novamente apresentado pelo "enfant terrible" Ricky Gervais, é escolhido por cerca de cem jornalistas estrangeiros radicados em Hollywood. Também são premiados programas de TV. A melhor drama concorrem "American Horror Story", "Boardwalk Empire", "Boss", "Game of Thrones" e "Homeland".

O prêmio será entregue em 15/1, numa festa que, na última edição, foi vista ao vivo na TV americana por 17 milhões de espectadores. A título de comparação, o Oscar teve público de 37 milhões.

O Globo de Ouro não costuma ser um bom termômetro para o Oscar, já que seu pequeno grupo de votantes não coincide com os cerca de 6.000 membros da Academia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.