Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Comédia

Fórmula batida não esconde talento cômico de Murphy

'Roubo nas Alturas' mostra vingança de bando contra milionário ladrão

Divulgação
Ben Stiller (esq.) e Eddie Murphy em cena de 'Roubo nas Alturas', de Brett Ratner
Ben Stiller (esq.) e Eddie Murphy em cena de 'Roubo nas Alturas', de Brett Ratner

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

A fórmula é mais velha do que pão fatiado: grupo de trapaceiros se reúne para um grande golpe contra milionário corrupto e ganancioso.

Já viu esse filme? Com certeza. Está aí a série "Onze Homens e um Segredo" para provar.

É uma fórmula eficiente e que parece agradar ao público, misturando ação, humor, um plano mirabolante e uma vingança arquitetada contra um personagem poderoso. Ah, tem também uma Ferrari pendurada na janela...

"Roubo nas Alturas", dirigido por Brett Ratner, está longe de ser o melhor filme do gênero, mas tem lá suas qualidades. Em primeiro lugar, conta com Eddie Murphy, de volta ao tipo de papel em que é imbatível: o do malandro "das ruas".

É um prazer ver Murphy, depois de um longo e tenebroso inverno criativo, em que ganhou fortunas fazendo filmes adolescentes estúpidos contracenando com bichos, voltar a um tipo de comédia mais urbana e adulta.

No filme, Josh Kovacs (Ben Stiller) faz o gerente de uma luxuosíssima torre de apartamentos, inspirada na Trump Tower, em Nova York.

No local mora Arthur Shaw (Alan Alda, sempre ótimo), um multimilionário trambiqueiro e arrogante que dá um golpe e rouba os próprios funcionários do lugar.

Falidos, os funcionários, liderados por Kovacs, bolam um assalto espetacular para se vingar. E pedem ajuda de Slide (Murphy), o único ladrão "profissional" do bando.

O elenco de apoio é muito bom: Matthew Broderick, Casey Affleck, Téa Leoni, Michael Peña e Gabourey Sidibe (a menina de "Preciosa").

Ben Stiller não parece muito à vontade no papel de líder do assalto. Já Eddie Murphy, embora só apareça quase na metade do filme, rouba a cena. Espero que o filme pelo menos sirva para as novas gerações descobrirem o cômico espetacular que ele é.

ROUBO NAS ALTURAS

DIREÇÃO Brett Ratner
PRODUÇÃO EUA, 2011
ONDE Eldorado Cinemark, Espaço Unibanco Pompeia e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.