Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo 'Missão: Impossível' retoma seriado

Veterano da animação, Brad Bird dirige 'Protocolo Fantasma', 4º episódio da franquia, de olho em fãs do programa de TV

Longa tem cenas filmadas em edifício de 828 metros, em Dubai; Tom Cruise promete mais sequências

Divulgação
Jeremy Renner segura Tom Cruise em cena de 'Protocolo Fantasma
Jeremy Renner segura Tom Cruise em cena de 'Protocolo Fantasma'

LUIZA SOUTO
DO RIO

Quinze anos depois de estrelar o primeiro "Missão: Impossível", Tom Cruise, 49, encarna o agente Ethan Hunt pela quarta vez em "Protocolo Fantasma", já prometendo o quinto título da franquia milionária.

"Pretendo fazer muitos mais como esse", disse Cruise, numa pré-estreia do novo longa realizada no Rio.

A obra traz Simon Pegg, que esteve no anterior, Paula Patton, cujo maior papel até aqui foi em "Déjà Vu" (2006), e Jeremy Renner, de "Guerra ao Terror" (2008).

Brian De Palma, John Woo e J.J. Abrams, que estiveram à frente dos episódios anteriores, dão lugar a Brad Bird, veterano de animações premiadas como "Os Incríveis" (2004) e "Ratatouille" (2007).

"O que me atraiu neste filme, ao contrário de outros que me foram oferecidos, foi a insistência de Tom [Cruise] na ideia de que cada episódio [da franquia] seja único e tenha a influência de seu diretor", explicou Bird.

"E procurei homenagear mais o seriado", completou, ao ser questionado sobre o estilo dos diretores que o precederam no "blockbuster".

Sucesso nos anos 1960 e 1970, a série homônima foi estrelada pelo ator Peter Graves (1926-2010) na pele do agente James Phelps.

No filme de agora, Hunt é acusado de arquitetar um atentado no Kremlin (Moscou). Por conta disso, ele e sua equipe são desautorizados a dar prosseguimento às missões para as quais haviam sido designados.

Sem suporte oficial, o grupo se mobilizará para prevenir outro ataque.

'SACUDIDA'

Para o produtor Bryan Burk, a escolha de Bird para a direção foi a "sacudida" que faltava à sequência da série.

"Quando Tom me procurou com J.J [Abrams, produtor], ele disse que queria três coisas: que fosse maior do que os anteriores, que a produção fosse realmente internacional e que desse uma sacudida na franquia. E essa sacudida foi quando tivemos a ideia de trazer o Brad", comentou o produtor.

A grandiosidade, segundo Burk, ficou por conta das cenas no Burj Khalifa, edifício conhecido como o mais alto do mundo (828 metros), em Dubai, e da tempestade de areia. Houve ainda cenas filmadas na Índia.

PRESSÃO BOA

Bird admitiu sofrer pressão para agradar aos fãs tradicionais da série, mas diz ter buscado tirar vantagem disso.

"Há uma plateia que já chega com várias expectativas. Se você começa a dar impressão de que vai atender a todos e, de repente, dá uma guinada à esquerda, levando o público para outro lugar, é uma mudança muito prazerosa, muito bem-vinda", afirmou ele.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.