Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Então é Natal

Após vender 4 milhões de cópias de "Christmas", Michael Bublé fala à Folha e invade festa de Simone

Divulgação
O cantor Michael Bublé, que lança o CD "Christmas"
O cantor Michael Bublé, que lança o CD "Christmas"

CAROL NOGUEIRA

"Então é Natal, e o que você fez?/ O ano termina, e nasce outra vez/ Então é Natal, a festa cristã/ Do velho e do novo, do amor como um todo."

No Brasil não há neve, nem Papai Noel descendo pela chaminé, mas quem nunca se pegou cantarolando a música acima? Ou "Jingle Bells"? Ou "Noite Feliz"?

Gravada pela cantora baiana Simone, "Então É Natal" é o principal hit do disco "25 de Dezembro", lançado em 1995. Na época, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e, segundo a Universal Music, é campeão de vendas até hoje, embora a gravadora não possua dados atualizados. Mais importante: o álbum inaugurou um gênero até então inexistente no país.

"[No Natal], a gente não tem aquela coisa do frio, dos bonecos de neve, do Papai Noel todo encasacado, como nos Estados Unidos e na Europa. Aqui é verão, então não combina muito", diz Nando Machado, gerente de marketing internacional da gravadora EMI Music Brasil.

Neste ano, contudo, os discos natalinos internacionais estão com tudo no país. Em parte, por conta de dois CDs: "Under the Mistletoe", de Justin Bieber, e "Christmas", de Michael Bublé.

Entre os cem álbuns mais vendidos na recém-inaugurada iTunes Store brasileira, ao menos seis deles são natalinos -além de Bublé e Bieber, há discos de Lady Gaga, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Tony Bennett. Nos EUA, na lista dos mais vendidos, segundo a revista "Billboard", 25 álbuns são de Natal.

Mas não são só os discos natalinos que se dão bem nesta época. De acordo com as gravadoras brasileiras, as vendas de CDs no último trimestre, mesmo os que não têm nada a ver com Noel, representam até 30% do faturamento anual.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.