Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica/Comédia

O que teria acontecido com a carreira do diretor americano Cameron Crowe?

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Nos anos 90, ele foi a grande esperança branca do cinema hollywoodiano, enfileirando filmes que conseguiam agradar público, crítica e Oscar, como "Vida de Solteiro" (1992), "Jerry Maguire" (1996) e "Quase Famosos" (2000).

E aí veio a década perdida, os anos 00 dos flops "Vanilla Sky" (2001) e "Tudo Acontece em Elizabethtown" (2005).

Ok, o primeiro era um ponto fora da curva. Mas o segundo era uma clássica história humana "crowniana". Só que a magia não estava mais lá.

Era como se os movimentos do mágico tivessem ficado lentos, e o público pudesse desvendar o truque, perceber o momento em que ele enfiava o lenço no dedo falso.

Os anos 10 começam com Crowe tentando voltar ao jogo com o filme "Compramos um Zoológico", como se ele fosse um dos heróis de seus filmes, o desajustado em busca de redenção.

Ele decidiu adaptar um livro com todos elementos para agradar ao público. Há amor e morte, bichos e crianças, grandes obstáculos e segundas chances, o sempre confiável Matt Damon no papel principal e a sempre sexy Scarlett Johanson como uma tratadora de animais.

E existem também maneiras distintas de encarar o esforço de Crowe.

Se o copo estiver meio vazio, o filme pode ser visto como uma tentativa desesperada de reencontrar o sucesso recorrendo ao universo temático dos telefilmes da Disney -com resultado bem inferior ao dos melhores trabalhos do cineasta.

Se o copo estiver meio cheio, "Compramos um Zoológico" é um filme-para-toda-a-família com menos pieguice e mais música boa que a média -e que está muito longe dos piores momentos da carreira de Crowe.

É o tipo de obra que passa de ano com a nota mínima -e que deixa para um próximo filme a resposta para a pergunta do título deste texto.

COMPRAMOS UM ZOOLÓGICO

DIREÇÃO Cameron Crowe
COM Matt Damon, Scarlett Johansson e Thomas Haden Church
PRODUÇÃO EUA, 2011
ONDE Anália Franco UCI, Metrô Santa Cruz Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.