Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Expedição Leão Baio' investiga o gatão selvagem no canal Sesc TV

Documentário mostra animais que sobrevivem em Santa Catarina

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE “CIÊNCIA E SAÚDE”

Quem quer filmar um felino selvagem com fama de fantasma precisa de paciência de Jó - e nem sempre consegue as imagens, mesmo após meses de espera.

Foi isso que a documentarista Marcia Paraiso aprendeu ao rodar "Expedição Leão Baio", que estreia nesta sexta no Sesc TV, junto com dois outros documentários sobre a natureza de Santa Catarina produzidos por ela.

"Leão Baio" é o pitoresco nome dado pelos habitantes das montanhas catarinenses ao bicho que outros brasileiros conhecem como onça-parda ou suçuarana (Puma concolor, para os zoólogos).

Algumas centenas de indivíduos da espécie ainda resistem nos fragmentos de mata de araucária que escaparam ao desmatamento. Ocasionalmente, o bicho captura ovelhas e acaba sendo abatido por produtores rurais.

As únicas imagens que a equipe da expedição obteve vieram de armadilhas fotográficas ou de animais em cativeiro, mas a história de detetive por trás do gatão prende, mesmo assim, a atenção.

Os outros documentários versam sobre o aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, e sobre outras espécies da serra catarinense, como os vistosos bugios e os morcegos da região.

NA TV

Documentários
"Aquífero Guarani", "Mundo Selvagem" e "Expedição Leão Baio"
QUANDO hoje, às 19h, no Sesc TV
CLASSIFICAÇÃO não informada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.