Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Leitura em rede

Redes sociais para leitores não são novidade por aqui. Skoob e O Livreiro estrearam há cerca de três anos. O que a loja virtual Submarino, associada à Copia, lançou na última semana foi sua versão 2.0, turbinada. Leitores não só vão se encontrar na internet para conversar sobre autores e livros. As novas ferramentas permitem aquilo que tem sido chamado de "social reading" -é possível compartilhar até anotações feitas nas páginas. "Essa nova experiência de leitura, mais social e colaborativa, é muito própria do jeito brasileiro", avalia Marcelo Gioia, diretor executivo da Copia. Quem é o público-alvo? De modo geral, mulheres, residentes no Sudeste, na faixa dos 25 anos. "Mas são vários os nichos. Temos até comunidade de apicultores."

"Amazon, huh?"

O título acima é o mesmo da campanha na web iniciada por livreiros independentes americanos contra a gigante de varejo digital. A iniciativa foi da Marcus Bookstores, com filiais em São Francisco e Oakland, nos EUA. Diz, com outras palavras, que a Amazon não leva autores até leitores, nem conhece exatamente o gosto do cliente, apenas organiza dados impessoais sobre preferências de leitura. Foi uma resposta à investida da Amazon de oferecer descontos sobre preços que o leitor encontrasse em livrarias físicas.

Modernos em revista

"Klaxon" era uma das revistas mais importantes no começo do século 20. Assim como "Terra Roxa" e "Antropofagia", as três em São Paulo. "Estética" e "Festa" circulavam no Rio. Em Minas, havia "A Revista" e "Verde". É por elas que Ivan Marques (USP) observa disputas no movimento modernista. O volume é um dos 11 da coleção Modernismo + 90 (Casa da Palavra), a sair em fevereiro, sob coordenação de Eduardo Jardim (PUC-RJ).

A poesia de Sebald

W.G. Sebald (1944-2001), alemão conhecido por obras em prosa como "Austerlitz", também fazia versos. O volume que reúne quatro décadas de sua produção poética sai em abril pela editora Random House. É organizado e traduzido para o inglês por Iain Galbraith, que encontrou poemas de Sebald anotados em menus de restaurantes, programas de teatros e bloquinhos de hotéis.

Em 2012 Cristovão Tezza descansa dos romances. Lança dois livros pela Record. Um é "O Espírito da Prosa", de ensaio não acadêmico e autobiográfico, sobre sua formação como escritor e questões intelectuais e existenciais de sua geração nos anos 60 e 70.

Crônicas O outro volume que Tezza publica no ano que vem, ainda sem título, reúne crônicas que escreve semanalmente para a "Gazeta do Povo" de Curitiba. Será organizado e apresentado por Christian Schwartz.

Do Recife Ronaldo Correia de Brito também deve publicar novo romance pela editora Alfaguara. Prefere não dizer o título da obra, ambientada no Recife da década de 1960. Deve chegar às livrarias no segundo semestre de 2012.

Céu Pela Alfaguara, sai também o romance "O Céu dos Suicidas", de Ricardo Lisias. Está previsto para ser lançado no fim de março.

Em andamento Raimundo Carrero escreve "Às Vésperas do Sol", sobre sua recuperação de um derrame sofrido há um ano, além de "Tangolomango - Ritual das Paixões deste Mundo".

Técnicas Carrero também começou a publicar um livro sobre técnicas narrativas sob a forma de uma coluna no jornal "Pernambuco", que pertence ao governo daquele estado.

Gráfico Joca Terron lança em março o romance gráfico "Guia de Ruas Sem Saída", com desenhos de André Ducci. Quem publica é Edith, selo do escritor Marcelino Freire e do designer Vanderley Mendonça.

Ensopada "Barba Ensopada de Sangue" é o título provisório do livro que Daniel Galera prepara há dois anos. A obra pode ser concluída ainda em 2012.

Mudança Patricia Melo, da Rocco aqui no Brasil, muda de casa editorial em Portugal. Depois de 15 anos na Caminho das Letras, assinou com a Queztal, a mesma de Mario Vargas Llosa e de Roberto Bolaño.

Na Alemanha A Klett Cota, que já editou quatro livros de Patricia Melo ("O Matador", "Acqua Toffana", "Elogio da Mentira" e "Valsa Negra"), prepara a publicação de "Ladrão de Cadáveres" para 2012, com tradução de Bárbara Mesquita.

Do Sul Em janeiro, a LeYa lança edição comemorativa de 30 anos do romance "Caminhando na Chuva", estreia na ficção de Charles Kiefer. Do autor, saíram pela Leya "Para Ser Escritor" e "A Poética do Conto", este premiado na categoria ensaio pela Fundação Biblioteca Nacional.

Na semana que vem... Mais livros de 2012

LEIA MAIS EM
http://www.folha.com/paineldasletras

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.