Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cia. Razões Inversas comemora 21 anos com mostra em SP

Grupo prepara para este ano uma releitura de "Woyzeck", do alemão Georg Büchner

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Companhia Razões Inversas inicia no próximo sábado uma maratona teatral para comemorar seus 21 anos.

As apresentações no Espaço Parlapatões, em São Paulo, trazem uma boa amostra da trajetória da trupe, com os espetáculos "A Bilha Quebrada", "Agreste", "A Ilusão Cômica" e "Anatomia Frozen".

O diretor Marcio Aurelio aponta duas características marcantes nas peças escolhidas para representar a carreira da companhia.

"Trabalhamos sempre com a relação metafórica entre o teatro e a realidade. Além disso, costumamos fazer uma releitura do texto original levando em consideração o tempo atual", afirma.

"Na hora de lidar com textos clássicos, temos de ver a fluência da dramaturgia e a dinâmica de cena em confronto com a realidade", completa Marcio Aurelio.

O ator Joca Andreazza, que recebeu o prêmio de melhor ator pela APCA em 2011, enfatiza a importância dos estudos teatrais na construção do repertório da companhia.

"Temos a preocupação de elaborar uma produção heterogênea, mas que obedeça às pesquisas de linguagem do grupo", diz Andreazza.

Para esta mostra foram convidados os atores Lavínia Pannunzio, Maria Stella Tobar, Regina França, Washington Gonzales, Júlio Machado, Gonzaga Pedrosa e Clóvis Gonçalves.

ANATOMIA COMPARADA

Paulo Marcello, ator e um dos criadores do grupo, comenta os planos para 2012.

Dando seguimento ao projeto Anatomia Comparada, que gerou "Anatomia Frozen", a companhia quer montar "Anatomia Woyzeck."

A ideia é trabalhar fragmentos do texto de Büchner (1813-1837) e "reorganizar elementos sobre psicopatia social e violência, como em 'Frozen', de acordo com os diferentes pontos de vista."

O diretor Marcio Aurelio afirma a intenção de trabalhar com a recepção dos espectadores no projeto.

"Vamos propor a representação de leituras dramáticas, para que o público acompanhe o nosso processo criativo e contribua no direcionamento da futura montagem", conclui o diretor.

(MA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.