Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folhateen

Efeito Dominó

Os rostos são diferentes, mas a fórmula é a mesma: conheça três novas boy bands

IURI DE CASTRO TÔRRES
de são paulo

Se os Estados Unidos foram responsáveis pela invasão de rostos bonitos e músicas plastificadas na década passada, é a Europa o grande celeiro de boy bands na música pop atual.

Mesmo em crise, o velho continente jogou no mercado três herdeiros de grupos como Backstreet Boys e 'N Sync -The Wanted, One Direction e Il Volo arrebatam corações pelo mundo afora.

A fórmula básica de uma boy band de sucesso continua a mesma: estilo, beleza, sorte e um bom produtor.

Sim, os grupos são criados do nada, seja em programas de TV, como One Direction e Il Volo, seja em testes, caso do The Wanted.

"A gente nem se conhecia", admite Jay McGuiness, 21, que tocou no Brasil com The Wanted em outubro.

"Há dois anos e meio, quando a banda surgiu, começamos a nos conhecer e, agora, já somos muito amigos", completa.

Sua banda bombou no Reino Unido com o single "All Time Low", de 2010, e viu a fama aumentar com o segundo álbum, "Battleground".

Os garotos do One Direction também estouraram recentemente. Eles são uma espécie de Take That, grupo dos anos 1980 liderado pelo cantor e galã Robbie Williams.

O mago dos meninos entre 17 e 20 anos foi o ranzinza Simon Cowell, ex-jurado do "American Idol" e atual carrasco do "The X-Factor".

O quinteto terminou em terceiro na competição, mas descolou um contrato com uma grande gravadora e lançou o single "What Makes You Beautiful" e, depois, o disco "Up All Night".

McGuiness admite que é difícil escapar do clichê "pôster em fichário de adolescentes", mas garante que muito marmanjo curte o som açucarado do The Wanted.

"É natural que comece só com garotas", diz. "Não é uma escolha oficial ter que ser bonito, mas faz parte. Não forçamos uma imagem sexy nem nada disso, mas as pessoas nos veem assim."

TRÊS TENORES

Quem consegue fugir do estereótipo de beleza são os italianos do Il Volo.

Os meninos parecem uma versão 2.0 dos Três Tenores -inclusive gravaram "O Sole Mio", eternizada por Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

Não que eles concordem... "Nosso som é mais moderno. Gostamos desde AC/DC até Lady Gaga", diz, indignado, Ignazio Boschetto, 17.

Surfando no hype exótico de três teens cantando ópera, não voltam à Itália há seis meses e até participaram da série da HBO "Entourage".

Boschetto concorda com McGuiness em relação à amizade que nasceu. "Já somos como três irmãos", garante.

"Queremos cantar para os jovens por muito tempo."

"Espero que nossa música dure mais do que as boy bands 'old school'", alfineta McGuiness. Quem aposta?

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.