Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS
ronaldolemos9@gmail.com

Entre BRICs, Brasil é único que mantém rede livre

Há algumas semanas saiu um relatório da OECD (organização que reúne países desenvolvidos) recomendando maior "proteção ao livre fluxo de informações" na internet. A recomendação faz sentido: foi-se o tempo em que a internet podia ser considerada como um território livre.

Mesmo países desenvolvidos vêm adotando leis que geram censura e controle exagerado, como a Sinde, na Espanha, ou a Hadopi da França.

Mas o que chama a atenção é que, dentre os BRICs, só o Brasil está firme em preservar garantias à liberdade na rede. Todos os outros países cruzaram a linha e enxergam a internet como inimiga potencial dos regimes.

A China é caso notório. Sua "Grande Muralha virtual" serve para banir redes sociais como Facebook ou Twitter. E lá existe controle rigoroso do que se diz on-line.

Rússia e Índia seguem na mesma direção. A Rússia suspendeu seu apoio à liberdade na rede no plano internacional. Nas últimas eleições, a polícia foi usada para confiscar servidores, prender blogueiros e censurar fóruns.

Na Índia, a remoção de conteúdos tornou-se comum. O governo exige que provedores filtrem tudo que possa gerar "desarmonia".

Enquanto isso, a situação no Brasil ainda é diferente. É claro que há ventos de controle soprando e o Judiciário tem errado a mão com a rede.

Mas, por ora, a principal iniciativa do governo na área digital é o Marco Civil, lei que estabelece princípios de liberdade. É uma forma de pôr em prática os princípios da OCDE e dar o exemplo para os países desenvolvidos e para os colegas do BRIC.

READER

JÁ ERA
Confiança na sustentabilidade da Kodak, que enfrenta crise

JÁ É
Modificar fotos com Photoshop e similares

JÁ VEM
Ajustar o foco da foto mesmo depois de ela ter sido tirada, com a Lytro
bit.ly/nWzHUw

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.