Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Kafka inspira peça de grupo brasileiro na Bélgica

Ueinzz Theatre Group une dramaturgia a reflexão psiquiátrica em "The Double of Rossman"

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas experimentações da arte contemporânea com pacientes psiquiátricos, são recorrentes os projetos que tentam desenvolver soluções de fundo terapêutico.

Não é esse o caso do trabalho do Ueinzz Theatre Group, companhia dirigida pelos brasileiros Cássio Santiago e Elisa Band cuja produção encontrou, nos últimos anos, forte repercussão em instituições acadêmicas e festivais da Europa.

Em entrevista por vídeo pela internet, Santiago diz que o grupo sempre buscou colocar a psiquiatria a serviço da criação artística, e nunca o contrário. Ele e Band estão em Bruxelas para a apresentação de um novo trabalho, "The Double of Rossman" (o duplo de Rossman), que acontece hoje e amanhã no Le Chien Perdu, teatro de 50 lugares voltado para as artes performáticas.

Os espetáculos do Ueinzz costumam colocar pacientes psiquiátricos em cena, ao lado dos atores. Em "Rossman", que tem por base a obra de Franz Kafka (1883-1924), excepcionalmente, Band surge sozinha no palco.

Rossman é o protagonista de "Amerika", novela de Kafka sobre um adolescente que imigra para os Estados Unidos em busca de oportunidade e liberdade, ou seja, enfeitiçado pelo sonho americano. Ali, sua trajetória será marcada por desilusões. É dessa desolação que saem as imagens vistas em cena.

O trecho do livro que descreve o personagem praticando equitação vira, no teatro, uma metáfora da errância dele no novo país.

"Pensamos na representação de alguém que vai cavalgar pela América, mas que acaba sendo cavalgado pela América", exemplifica Band.

KAFKA MACHINE

O texto kafkiano já foi tratado pelo grupo em outro experimento artístico, "Kafka Machine", realizado em parceria com grupos da França e da Finlândia em um barco que cruzou o Oceano Atlântico, em novembro do ano passado. Além da proposição artística, a viagem deu suporte a um projeto acadêmico que busca na arte soluções para problemas políticos e econômicos.

Parte do material criado durante aquele périplo foi utilizada no novo projeto, que pode ser descrito como uma performance feita a partir da colagem de cenas, textos, pensamentos e vídeos. Há também na composição do gestual de Band, marcado pela improvisação, uma relação clara com a dança.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.