Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets - Ronaldo Lemos

ronaldolemos09@gmail.com

Sopa é arma protecionista dos EUA

A semana passada foi agitada por protestos contra o Sopa (Stop Online Piracy Act; em português, algo como "parem a pirataria on-line"). É a lei antipirataria em debate no Congresso dos EUA.

A maioria deles, no entanto, deixou escapar o elemento mais importante: o Sopa é uma ferramenta para reforçar a hegemonia comercial do país na internet.

Disfarçado de medida antipirataria, o Sopa dá aos EUA o poder de bloquear qualquer site do mundo -e, assim, impedir seu acesso ao mercado americano.

Ele cria uma barreira comercial (como as que afetam produtos agrícolas), só que pior. O alvo são empreendedores globais que criam serviços de conteúdo como YouTube, Facebook ou Twitter.

O Sopa permite que governo e empresas tirem do ar, na hora, qualquer site estrangeiro que leve à violação da "propriedade intelectual", segundo seus próprios critérios.

Mais do que isso, a lei cria mecanismos para sufocar financeiramente o concorrente. Com uma mera notificação, instituições financeiras (como empresas de cartão de crédito) ficam proibidas de repassar dinheiro ao site banido.

A medida se aplica automaticamente. Quem discordar tem de brigar no Judiciário norte-americano. Se o site é americano, está isento do Sopa. O estrangeiro é alvo da indústria e da lei. Esse tipo de barreira comercial é inédita.

É como se a doutrina Monroe, que pregava "a América para os americanos", tivesse se reerguido da tumba. Só que formulada como "a internet para os americanos".

Reader

JÁ ERA Listas de melhores músicas de 2011. Já deu

JÁ É Lana Del Rey, promessa da música para 2012 se concretizando

JÁ VEM Howlers, os novos queridinhos do rock, para amar ou odiar (bit.ly/uXKuWs)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.