Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão crítica série

Morticínio explode na nova temporada de "Supernatural"

Desconfiança entre os irmãos caçadores de demônio marca trama do novo ano

RODOLFO LUCENA
COLUNISTA DA FOLHA

A sanguinolência é a marca de "Supernatural", que acompanha a luta de dois irmãos contra monstros sobrenaturais de toda a ordem.

Agora, na sétima temporada, iniciada em setembro do ano passado dos EUA e com estreia prevista para quarta no Brasil, a série da Warner ganha ainda mais violência.

Há cabeças decepadas, mulheres apunhaladas, cérebros devorados, fígados mastigados, corpos explodidos, além de males provocados por feitiçarias diversas. Para contrabalançar, apresenta também chacinas convencionais, em que vítimas inocentes são simplesmente mortas a tiros de metralhadora.

As mortes não são em vão, dentro da lógica do programa, que é uma espécie de samba do crente maluco, misturando elementos que povoam o fabulário religioso, como anjos, purgatório, céu e inferno, Deus e o Diabo, vida depois da morte, com outros de culto pagão, como bruxas, fantasmas e divindades de culturas ancestrais.

VIRA-CASACA

Também flerta com conceitos psicológicos, como a percepção do real, e metafísicos.

O novo ano começa com um dos personagens, Castiel, que costumava dar apoio aos heróis -os irmãos Dean e Sam Winchester (Jensen Ackles e Jared Padalecki)-, virando a casaca. Tendo engolido as almas que povoavam o purgatório, ele agora diz ser Deus -e é reconhecido assim pelas outras figuras do imbróglio.

Sai pelos EUA dando castigo definitivo a religiosos de todas as denominações que usam seu nome em vão e a políticos que fazem da carolice sua marca registrada.

Com o auxílio de Bobby Singer, que ganha cada vez mais importância na série, os irmãos conjuram a Morte para ser sua aliada na luta contra Deus.

Acabam conseguindo que ele se destrua, devolvendo as almas ao purgatório. Isso, porém, não restabelece a suposta ordem natural das coisas, pois ele deixa à solta no mundo entidades muitos mais destruidoras.

São os leviatãs, que têm sangue preto, podem assumir a identidade de qualquer pessoa e muito apreciam fígados e cérebros humanos.

O confronto entre eles e os irmãos Winchester percorre a sétima temporada. Também imbricada na trama está a tensão entre os dois irmãos, que desconfiam um do outro ao mesmo tempo em que sabem que precisam se ajudar.

Com uma legião de fãs, "Supernatural" vem se equilibrando entre as séries de maior audiência da Warner.

O primeiro episódio da temporada teve 2,011 milhões de espectadores, público cerca de 30% inferior à estreia da anterior. Mesmo assim, ficou no terceiro lugar no ranking da Warner.

NA TV
Supernatural
Estreia da sétima temporada
QUANDO quarta, às 22h, no Warner
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.