Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filme cult do Monty Python faz 30 anos com anúncio de novo longa

Sexteto britânico influenciou geração de humoristas no Brasil

CRÍTICO DA FOLHA

"Divido a humanidade entre quem gosta e quem não gosta de Monty Python", diz o humorista Marcelo Madureira, do "Casseta & Planeta".

"O Monty Python mostrou que qualquer tema, por mais polêmico que fosse, poderia ser tratado sem luvas de pelica", diz Allan Sieber, cartunista da Folha.

As frases dão uma ideia da influência que o grupo cômico inglês que fez cinco filmes para cinema e um programa na BBC, de 1969 a 1974, teve no humor brasileiro.

Formado por John Cleese, Graham Chapman, Eric Idle, Michael Palin, Terry Jones e Terry Gilliam, o Monty Python revolucionou o humor televisivo com seu estilo surrealista e nonsense.

Um dos filmes mais cultuados do grupo, "Monty Python ao Vivo no Hollywood Bowl", gravação de um espetáculo do sexteto, está completando 30 anos.

O filme teve um grande impacto em humoristas brasileiros de várias gerações.

"Foi libertador ver aqueles caras interpretando as piadas em cima de um palco", afirma Madureira.

"O Monty Python foi uma mola que incentivou a transformar nosso humor, que era bidimensional, da palavra escrita, em um humor tridimensional, de palco", diz ele.

REVEZAMENTO

Allan Sieber fala que o humor politicamente incorreto do grupo, especialmente as piadas sobre religião, influenciaram diretamente seu curta "Deus É Pai", vencedor de dois prêmios no Festival de Gramado de 1999.

"Acho que humor é como uma corrida de revezamento, em que o bastão é passado de geração para geração", diz Madureira. "É impossível não ser impactado pelo Monty Python. Eles são a pedra fundamental do humor de TV."

Madureira, um colecionador obsessivo, se lembra em detalhes da primeira vez que viu o Monty Python em ação. "Foi em 1978, quando fui ao cinema com o Beto [Silva, outro integrante do 'Casseta'], ver 'Monty Python e o Cálice Sagrado'".

"Duas coisas me surpreenderam: a primeira foi que o Beto foi à sessão com uma mulher. A segunda foi a epifania criativa que o Monty Python me proporcionou. Foi como se eu tivesse descoberto um novo planeta."

Os fãs têm mais um motivo para comemorar: na semana passada, foi anunciado que os membros do Monty Python farão um novo filme, "Absolutely Anything", com direção de Jones.

(ANDRÉ BARCINSKI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.