Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção mostra diversidade do povo brasileiro

Terceiro livro, que chega às bancas domingo, reúne importantes fotos antigas do país

DE SÃO PAULO

Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), o fato de que os brasileiros se sentem parte de um só povo não significa que haja entre nós uma uniformidade. Para ele, o brasileiro "puro" é mestiço e, como "povo", ainda está em construção.

É essa diversidade, portanto, que está retratada no terceiro livro da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, "O Povo Brasileiro", que chega às bancas no domingo, 5/2.

Com fotografias tiradas entre a segunda metade do século 19 e meados do século 20, o volume é dividido em duas partes.

A primeira, "O Registro do Corpo Social", reúne imagens de índios, imigrantes, escravos e famílias tradicionais feitas por pioneiros da fotografia como Marc Ferrez (1843-1923), Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e Vincenzo Pastore (1865-1918).

A segunda parte, "A Captura do Gesto", se centra nas expressões e na espontaneidade de brasileiros retratados em diversas situações, desde festas até bares e mercados.

Estão reunidas ali diversas fotos nascidas do olhar antropológico de Pierre Verger (1902-1996), além de outras de Marcel Gautherot (1910-1996) e Hildegard Rosenthal (1913-1990).

A Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes feitas no país entre 1840 e 1960, traz 20 volumes organizados de forma temática.

A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país -uma história da sociedade, do cotidiano, da economia e da política contada por intermédio da fotografia.

As cenas foram captadas com maestria pelas lentes de fotógrafos renomados e anônimos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da fotografia como arte no Brasil.

As cerca de 900 imagens que compõem a coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o Arquivo Público do Estado de São Paulo, a Fundação Pierre Verger e o Museu Paulista da USP.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.