Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Programa revela bastidores da série "Seinfeld"

DE LOS ANGELES

"Não há nada melhor para um comediante do que ser rejeitado, não ser bem-vindo. É nutritivo", diz Jerry Seinfeld, um dos inúmeros entrevistados no programa de dez episódios "Inside Comedy", que o canal a cabo Showtime estreou no final do mês passado, nos EUA.

Sumido da TV depois do sucesso de "Seinfeld" (1990-1998), Jerry contou que se sentia incomodado com a fama.

No último ano do seriado, ele foi a celebridade mais bem paga do país, segundo a "Forbes", faturando US$ 267 milhões (R$ 460 milhões).

"Para ser honesto com você, nunca me senti o máximo. Teve uma época em que o seriado estava no auge, e eu pensava: 'Isto não é bom, não me encontro nessa posição, não é comédia'", diz Jerry ao apresentador David Steinberg.

"Não existe estrela da comédia. Ou você é estrela ou é comediante."

ENTUSIASMO

Larry David, o outro criador de "Seinfeld" e protagonista de "Curb your Enthusiasm", também aparece em "Inside Comedy" e dá dicas aos jovens comediantes: nada de casamento ou filhos.

Foi assim, sem grandes responsabilidades, que ele pôde dizer não à NBC quando o canal pediu mudanças no início de "Seinfeld".

"Eu não tinha nada a perder. Foi fácil dizer não. Eu não tinha família, nada. Apenas um pequeno apartamento para o qual podia voltar", relembra Larry David.

"Mas, se você tem família, crianças, escolas e tudo mais, tem que dizer sim, não há escolha."

Ele falou da vida antes da fama, quando era roteirista do "Saturday Night

Live", nos anos 1980, e sofria para ver seu material se concretizar no ar. Um dia, quando mais uma piada sua era cortada do roteiro, resolveu encarar o chefe e pedir as contas.

Horas depois, se arrependeu do "ato heroico" e resolveu aparecer para trabalhar no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido. O plano deu certo.

Anos depois, a história acabaria inspirando um episódio de "Seinfeld". (FE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.