Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Modelos lançam ONG para coibir assédio e garantir leis trabalhistas

DA ENVIADA A NOVA YORK

Modelos de todo o mundo, uni-vos. Foi criada em Nova York uma ONG para lutar pelos direitos das moças que exibem, em fotos e passarelas, produtos criados pelas maiores grifes do mundo (e pelas menores também).

Apoiada por tops como Lisa Cant e Coco Rocha, a Model Alliance é pilotada pela ex-modelo e documentarista Sara Ziff, 29. As primeiras ações ocorreram já durante esta edição da Semana de Moda de Nova York.

"Queremos proibir que qualquer pessoa que não seja modelo e camareira vá aos bastidores das apresentações quando as modelos estiverem trocando de roupa, e estamos lutando para tirar as meninas menores de 16 anos da passarela", diz Ziff.

A medida de limpar os bastidores foi um pedido das próprias moças, que, por anos e anos, foram fotografadas seminuas sem permissão.

"Há pouco tempo começamos a falar de assédio sexual nessa indústria. As acusações em grupo contra grandes nomes, como o fotógrafo Terry Richardson [dezenas de modelos disseram ter sido assediadas sexualmente por ele durante sessões; ele alega que tudo era consensual], estão mostrando uma outra realidade", afirma.

Segundo uma pesquisa da ONG, realizada entre modelos de Nova York e Los Angeles, 28% das modelos entrevistadas relataram ter sido pressionadas a desempenhar alguma atividade sexual com pessoas ligadas ao trabalho.

Mas a briga vai ainda além. Ziff quer que as moças tenham acesso a direitos trabalhistas, como seguro-saúde. Ontem, na página da ONG no Twitter, elas botaram o prefeito na parede.

"Se a Semana de Moda de Nova York está gerando US$ 865 milhões para a cidade, por que as modelos estão endividadas e sendo pagas em roupas, @MichaelBloomberg?", perguntavam, citando o Twitter do prefeito.

Ziff e a ONG agora estão ligando forças com colegas britânicas para protestar contra a retirada do Model's Sanctuary, projeto de conscientização sobre direitos e condições de trabalho liderado pela top Erin O'Connor, da Semana de Moda de Londres, que ocorre depois da de Nova York.

As proletárias da moda estão se unindo. Fashions capitalistas, tremei! (VW)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.