Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção mostra festas populares brasileiras

Sexto volume, nas bancas no próximo domingo, traz importantes fotos dos séculos 19 e 20

DE SÃO PAULO

Houve um tempo, no Brasil, em que os torcedores de futebol iam aos estádios com camisas e calças sociais. Na mesma época, mulheres saíam para os bailes de Carnaval com saias longas, e homens, com ternos e gravatas.

As manifestações culturais no país mudaram muito ao longo das décadas, em diversos aspectos. No lugar de um esporte de força física havia o futebol arte. No lugar de trios elétricos para as multidões, havia os bailes de salão e pequenos blocos de rua.

Essas e outras tradições festivas que marcaram a vida dos brasileiros são o destaque do sexto volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil, que chega às bancas no próximo domingo, dia 26.

"Festas Populares" reúne fotos tiradas entre 1860 e meados do século 20 e é dividido em três partes temáticas: "Carnaval", "Futebol" e "Ritos e Tradições", seção que retrata festas como o Bumba meu Boi, a Festa Junina e a Lavagem do Bonfim.

Estão reunidas no livro fotos tiradas por importantes nomes como Augusto Malta (1864-1957), Claude Lévi-Strauss (1908-2009), Thomas Farkas (1924-2011) e Marcel Gautherot (1910-1996).

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes feitas no país entre 1840 e 1960, traz 20 volumes organizados de forma temática.

A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país -uma história da sociedade, do cotidiano, da economia e da política, contada por intermédio da fotografia.

As cerca de 900 imagens que compõem a coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Fundação Pierre Verger.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.