Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa vê TV

VANESSA BARBARA - vanessa.barbara@uol.com.br

Bartman e a maldição do bode

Em outubro de 2003, o time de beisebol Chicago Cubs estava prestes a quebrar um jejum de 95 anos sem o título de campeão da World Series. Em casa, vencia o Florida Marlins por 3 a 0, tendo já eliminado um jogador da equipe rival.

Foi quando o rebatedor dos Marlins mandou uma bola alta em direção à linha das arquibancadas. O defensor Moisés Alou correu tresloucado para alcançá-la. Se conseguisse, eliminaria mais um atleta e praticamente garantiria a vitória para os Cubs. Mas os torcedores ali sentados, por instinto ou reflexo, esticaram-se para apanhar a bolinha -e o pacato Steve Bartman conseguiu tocá-la, desviando-a das mãos de Alou e melando o lance para os donos da casa.

Depois disso, o time sucumbiu ao pânico, a torcida esfriou e os Marlins viraram o jogo, vencendo por 8 a 3. Hoje já são 103 anos de jejum.

É esse o tema do documentário "Catching Hell", de 102 minutos, dirigido por Alex Gibney e produzido pela ESPN. O filme conta como se elegem bodes expiatórios no esporte.

Sob uma chuva de cerveja, insultos e ameaças de linchamento, Bartman desapareceu sem deixar rastros. Chegou-se a sugerir que entrasse para o programa de proteção a testemunhas ou pedisse abrigo na Flórida.

São tocantes os closes do rosto de Bartman, sozinho e vulnerável na cadeira 113, mascando chicletes, com o olhar perdido no horizonte. Ele usava óculos de grau, boné azul dos Cubs, blusa verde de gola alta e um moletom por cima. "Nunca chegou a tirar os fones do ouvido", dizem.

Até hoje Bartman não dá entrevistas e vive em reclusão, mantendo-se surpreendentemente fora do alcance dos repórteres e rejeitando propostas milionárias da mídia.

Como se analisasse o assassinato de Kennedy, o filme especula sobre a trajetória da bola, a direção do vento, as chances de Alou apanhá-la. Consulta as testemunhas-chave do incidente e até sincroniza a transmissão radiofônica para saber o que Bartman escutava naquele instante.

Sua tragédia é comparada à do jogador Bill Buckner, que em 1986 deixou uma bola escapar por baixo das pernas. Ele jogava pelos Red Sox, mas usava uma luva com o logotipo dos Cubs.

A maldição do time teria começado em 1945, quando expulsaram um torcedor do estádio porque seu bode fedia. "Os Cubs não vão ganhar o campeonato. Nunca mais, enquanto não deixarem meu bode entrar."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.