Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

'Expurgo' fascina ao expor ecos entre esfera íntima e política

DA EDITORA-ADJUNTA DA “ILUSTRADA”

Um romance histórico escrito por uma finlandesa sobre o domínio soviético na Estônia. Assim descrito "Expurgo", de Sofi Oksanen, soa árido -ou, ao menos, distante.

O leitor pode, porém, se aproximar sem temores deste que é o terceiro romance da jovem autora (1977) e primeiro livro seu a sair aqui.

Nascido da peça homônima que foi a estreia teatral de Oksanen (ela estudou dramaturgia em Helsinque), "Expurgo" consegue esquivar os principais cacoetes da ficção histórica atual: os excessos explicativos e o recurso de fazer descer ao nível humano os protagonistas históricos.

Em vez de grandes figuras, duas mulheres comuns, de gerações diferentes, se encontram numa casa rural na Estônia. O ano é 1992, pouco após o fim do regime soviético e a independência das repúblicas bálticas.

Aliide -a velha- vive só na casa, ocupada com os afazeres do campo e acuada por rapazes da vizinhança, que a perseguem por motivos que não ficam claros de início.

Zara -a jovem- aparece um dia em seu jardim. Primeiro é só um vulto, que a desconfiada Aliide escrutina.

A partir desse encontro, a narrativa assume também contornos de thriller psicológico. O fato de que Oksanen domine muito bem o suspense (fazendo juz à fama escandinava) não faz dela menos sensível às sutilezas da mente de suas personagens.

Há a grande história, que empurra à luz segredos individuais. Indo e vindo no tempo, a trama cobre os principais traumas da região na segunda metade do século 20, da ocupação nazista aos resquícios da URSS.

Há um tanto de violência; e há, por fim, um bom tanto de amor (ainda que não romântico), que é o verdadeiro motor da narrativa.

A habilidade com que Oksanen urde a trama impressiona; mas é sobretudo sua clareza ao expor as reverberações, muitas vezes invisíveis, entre as decisões políticas e as íntimas o que faz de "Expurgo" um livro fascinante. (FRANCESCA ANGIOLILLO)

EXPURGO
AUTORA Sofi Oksanen
EDITORA Record
TRADUÇÃO Julián Fuks
QUANTO R$ 49,90 (350 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.